clicRBS
Nova busca - outros
13 jun08:59

Sobe para 18 o número de mortes por Gripe A em Santa Catarina desde janeiro

A Secretaria Estadual de Saúde registrou três mortes nesta terça-feira. Os casos foram confirmados em Itajaí, Mafra e Pomerode. Com isto, os dados oficiais são de que 18 pessoas morreram desde o início do ano e 262 casos.

A informação é da Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) de SC. A nova morte registrada na Gerência de Saúde de Itajaí foi de uma mulher moradora de Navegantes, que não teve a idade informada. Ela estava internada no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, e morreu nesta terça-feira à tarde.

A vítima fatal de Pomerode foi uma mulher de 43 anos, que morreu no dia 10 quando estava sendo transferida de Pomerode para Blumenau.

No Norte do Estado, uma mulher de 51 anos morreu com o diagnóstico de Gripe A. Ela era de Itaiópolis e foi internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, no dia 7. Em estágio avançado, ela morreu na madrugada do dia 8.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica em Mafra, Denise Dallagnol, este foi o único caso confirmado na região. Outros três estavando sendo monitorados, mas foram descartados.

— Estamos alertas a casos de pessoas com sintomas de gripe comum. É importante que quem estiver com os sintomas procurem atendimento médico para evitar chegar ao estágio avançado — orienta Denise.


Os números mostram que há um novo crescimento no total de mortes assim como a quantidade de casos notificados no Estado. No ano passado, foram confirmadas cinco contaminações, mas não houve nenhuma morte.

O maior número foi em 2009, quando ocorreu a pandemia mundial da infecção. Naquele ano, SC registrou 3.029 contaminações, sendo 144 mortes.

Para a gerente de Vigilância e Imunização Luciana Amorim, uma das possibilidades para a nova alta nos registros seja o relaxamento no comportamento das pessoas.

— A etiqueta da Gripe A está sendo esquecida pelas pessoas. Além disso, nem todos se imunizaram durante o prazo — lembra ela.

Neste ano, foram distribuídas 876 doses que imunizaram 92,56% da população, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Em que Gerência Regional de Saúde foram registradas as mortes*

Videira – 1
Rio do Sul – 2
Itajaí – 2
Blumenau – 6
Mafra – 1
Tubarão – 3
Lages – 1
Canoinhas – 1
Florianópolis – 1

* Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Evite a gripe
- Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço descartável 
- Mantenha os ambientes ventilados 
- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar 
- Evite aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes
- Adote hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e líquidos
- Não use medicamentos sem orientação médica

DIÁRIO CATARINENSE

Por

Comentários