clicRBS
Nova busca - outros
11 jul10:50

Especialista ensina como lidar com a ansiedade no emprego

Por Diário Catarinense

Nervosismo, ansiedade e dor no estômago. Esses são alguns dos sintomas que a maioria dos jovens sente às vésperas da primeira entrevista de emprego. Segundo o educador e especialista em orientação vocacional Maurício Sampaio, tudo isso é normal e o melhor: pode ser controlado.

— A pressão é normal, vai além do momento da entrevista. Muitos jovens se sentem pressionados pelos amigos que já estão empregados, pelos pais e pela necessidade de conseguirem uma vaga o mais rápido possível — afirma Maurício Sampaio.

De acordo com o educador, a aflição do momento pode ser dominada com uma preparação adequada.

— Estudar bem a empresa, analisar os projetos, produtos e serviços dela é fundamental. E já imaginar como, com seu talento, você poderá ajudá-la. Essa é uma pergunta bastante comum — revela Maurício.

Visualizar antecipadamente a entrevista também auxilia.

— Por alguns momentos, feche seus olhos e veja a imagem da entrevista, aquilo que seria o ideal, com você calmo, falando com firmeza, interagindo. Essa estratégia é poderosa e ajuda a acostumar seu cérebro para o que está por vir — ensina o especialista.

Confira outras 5 dicas do especialista:

1) Antes da entrevista, pare e pense por alguns instantes no que você quer para sua vida. Na hora, mostre-se firme no que você deseja. Para as empresas, não existe nada mais positivo que contratar uma pessoa que sabe o que quer.

2) Chegue ao local da entrevista com, no mínimo, 20 minutos de antecedência. Isso ajuda a acalmar.

3) Leve seu CV impresso e em bom estado. Não esqueça de inserir nele suas competências, habilidades e seu talento, aquilo que você faz melhor.

4) Muito cuidado com a roupa! Se for fazer uma entrevista em uma agência de publicidade, usar terno não tem nada a ver, mas se for numa multinacional, tradicional, no mínimo terno sem gravata.

5) Cuidado com seus gestos. Muitos movimentos demonstram nervosismo.

Por

Comentários