Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2009

BARÃO E O CARNAVAL

29 de outubro de 2009 0

   Resgatei a alguns dias um dos discos mais emblemáticos do rock nacional. Fim dos anos 80, progressão e fortalecimento em massa do gênero país afora.

   Ele tava “escanteado”, guardado num canto da casa da mãe. Quando o cara sai de casa é assim que funciona. Leva mais da metade das “tralhas” e esquece a outra metade. Umas nem vão pelo simples fato de não ter onde guardar.

   Foi o que aconteceu com o meu vinil CARNAVAL, lançado pelo Barão Vermelho, em 88. Um discaço!! Sucesso de público e crítica. Revigorou a banda, que andava em baixa no meio. Vivia ainda a fase pós Cazuza, sem inspiração, um rumo incerto a seguir. Uma nau a deriva.

   Pois CARNAVAL recolocou o Barão nos trilhos. Muito pelo brilho das composições, excelentes por sinal sem excessões, e pelo desempenho do novo frontman, Roberto Frejat. Enérgico, cantando demais e empunhando com firmeza e segurança a pegada rock do grupo. A recuperação do Barão, se deu ainda, com o ingresso de PENSE E DANCE na novela que estourou na época, VALE TUDO. Foi tema dos personagens vividos por Glória Pires e Carlos Alberto Riccelli, os vilões da trama.

   Tô ouvindo bastante, agora em cd!! E vale a pena ouvir de novo!

Postado por Jader Rocha, POA

AH, MEU FUSCA 74!!

28 de outubro de 2009 0

   Essa semana dirigia pela zona sul, no trajeto entre a tv e a minha casa, quando me deparei com um Fusca, o velho modelo “Fafá”, aquele dos faróis traseiros grandes, carinhosamente apelidado em homenagem a cantora Fafá de Belém e seus atributos físicos. O fusquinha, cor bege, era pilotado por uma senhora de meia idade, acompanhada, suponho, do marido. Seguiam numa conversa animada, longe da realidade, acredito.

   Aquele Fusca me fez lembrar do meu primeiro carro. Justamente um desses modelos, o mais popular criado pela Wolksvagem. Foi minha mãe que me deu. Era dela e como iria comprar outro carro na época, resolveu me passar a relíquia.

   Era um verde abacate, ano 74. Direção “Panther”, adesivado, com detalhe curioso nas quatro rodas. Cobrindo os parafusos, quatro “copos” pretos, que tornavam o carro, mais “radical” ainda.

   Foi com ele que tirei minha carteira de motorista. E eu penei. Rodei na primeira tentativa. Fiquei frustrado, assim como a grande maioria da gurizada que chega aos 18 e quer a carta pra poder ganhar as ruas. Com prudência e decência, óbvio! Mas, resolvi ajustar o carro, adaptá-lo da maneira que pudesse me facilitar a tarefa da prova prática. Uma das providências. Troquei a direção. Substituí a “Panther” por uma original. Não sei se coincidência ou não, o carro ficou mais leve, flexível. Passei e tirei a carteira. A “Panther”, definitivamente ganhou a aposentadoria.

   O Fusca abacate seguiu comigo por mais um tempo. Aí resolvi negociar. Faz parte, é do jogo!!

Postado por Jader Rocha, POA

EXPLICAÇÕES

27 de outubro de 2009 2

   Pra quem não ouviu ou leu algo a respeito, fiz minha despedida do Domingo Esporte Show, da Gaúcha, no último domingo. E podem ter certeza, vocês que me acompanham em todos os espaços, foi uma decisão difícil, complicada.

   Por isso, por respeito a vocês é que resolvi explicar aqui no blog o porquê da saída. Foi simples, embora não pareça. O motivo é a pura falta de tempo pra me dedicar ao projeto ao qual fui convidado no início do ano. Os compromissos assumidos a partir de junho com o Bom Dia Rio Grande, na RBSTV, acumulados com os do TVCOM ESPORTES, estes já a dez anos, me fizeram repensar.

   Levei mais de 30 dias até decidir. Como disse, muito complicado tocar estas situações todas juntas. Mas quero agradecer a parceria com o Benfica, o pessoal da produção, da técnica, todos que estiveram e que seguem adiante fazendo o programa. Agradecer a audiência.

   Desde ontem, estou as voltas exclusivamente à tv e a internet, aos blogs e aos twiteres.

Postado por Jader Rocha, POA

NA ONDA DAS TOP´S

26 de outubro de 2009 0

   Ontem tava dando uma passada numa reportagem que achei na internet, vasculhando como sempre, sobre uma novela que marcou época, principalmente a minha geração.

   Alô, você que tá me lendo e tem 30 anos ou mais. Fala a verdade. Vai dizer que não parava tudo o que tava fazendo às sete da noite, lá entre os meses de setembro de 89 e maio de 90?? Tô falando de TOP MODEL. Revolucionária pra gurizada que entrava na adolecência, pra quem já ingressava na idade adulta e até pras crianças, por que não.

   Lembro que no meu colégio era batata. Na sala de aula, sétima série do Batista, minha turma inteira comentava o capítulo do dia anterior. Era um período onde a onda de reuniões dançantes ainda tinha força, embora já quiséssemos alçar outro tipo de vôo. Já tínhamos a pretensão de sair a noite pra danceterias e clubes. Inocência e malícia misturadas, mas sem metade das preocupações do mundo atual.

   Alguns dos meus colegas eram metidos a surfistas e usavam a novela pra melhorar o desempenho, fazer média com elas! Tinha a história das modelos, as menininhas enlouqueciam, queriam imitar, também. Isso sem contar na azaração que triplicou entre nós durante o período. E novela influencia!

   A Família Kundera, capitaneada por Nuno Leal Maia e seu personagem indefectível, Gaspar, era o grande barato. Os filhos, eram os nossos representantes no mundo fictício. Como esquecer de Elvis, Olivia, Jane, Ringo e Lennon, mais o cachorro Maradona. Como esquecer o surgimento de Flávia Alessandra, Adriana Esteves.

  Um marco, sem dúvida, na cabeça e na memória dos trintões por aí!

Postado por Jader Rocha, POA

O DEDO DO "NÃO"!!

23 de outubro de 2009 1

   Já escrevi aqui sobre a série de achaques que estão acontecendo na zona sul de Porto Alegre. A área próxima ao Barra Shopping virou terra sem-lei em determinados horários do dia. Isso por conta da quantidade de indigentes que circulam, perambulam por sinaleiras em busca de um trocado, um pedaço de comida, bebida. Enfim, algo que possam arrancar de um motorista.

   Na minha rotina diária, passo algumas vezes por essa região. São raros, no entanto, os momentos em que não sou oportunado por uma situação como essa. Já criei um hábito. Meu carro vai se aproximando do semáforo, se a luz indica o amarelo, quase no vermelho, meu instinto é rápido. Subo o vidro, se está aberto, e assim que paro, já vou balançando negativamente o dedo indicador. E não me venha com histórias tristes, apelos, caras de choro. Não sou insensível!! É que não aceito dar dinheiro. Não aceito a ideia de colaborar pra que esse ciclo se torne ainda mais vicioso. Vira um “saco sem fundo”, algo sem solução, quando na verdade, deveria ser o contrário.

   Não é um problema que eu vá resolver. Não tenho culpa que pessoas como estas que descrevi, tenham tido o azar de a vida ter-lhes tirado as oportunidades. Os nossos governantes, bem eleitos por sinal, é que devem ser responsabilizados e os que devem ser acionados pra mudar o quadro atual.

   Meu dedo do “NÃO” se manterá em riste, gostem ou não!

Postado por Jader Rocha, POA

UM ANO DE TESES!!

20 de outubro de 2009 2

   Parece que foi ontem. Eu ansiava por um espaço que pudesse divagar a respeito de vários e diversos assuntos. Pensava dia e noite se, definitivamete, conseguiria ter este espaço e como preenchê-lo. Fui amadurecendo a ideia até ter a coragem e a certeza de que era viável.

   O projeto de concepção, do lay out do visual de abertura, até o que e como escreveria o primeiro post, foi pensado com todo o carinho. Não queria que as coisas se atropelassem. O pessoal do clic ajudou e muito nesse sentido.

   Já não sei mais quantas vezes escrevi aqui a letra “a”, o “s”. Centenas de vezes a palavra “música”, a palavra “crônica”, a palavra ” palavra”. Muitas, tenham certeza. Sei também, que ando relapso com este “filho”. Não tenho dado o devido “carinho” que ele merece. Já me desculpei aqui em outras oportunidades. Usei a falta de tempo pra me ausentar por dias. E é a mais pura verdade. Não consigo dar conta! Prometo mudar, voltar ao ritmo inicial. Manter o blog ativo e pulsante. Com interesse e relevância pra quem me dá a graça dá leitura e da participação.

   Já são 365 dias, muitas horas, minutos, segundos. Parece que foi ontem!

   No dia de um ano, post de número 188! Obrigado a todos e continuem frequentando este espaço. Ele é de vocês também!!

Postado por Jader Rocha, POA

SONIC BOOM

12 de outubro de 2009 1

   Os caras estão a três décadas e meia fazendo o melhor e mais puro rock and roll. Se renovam a cada apresentação. Mas já eram onze anos sem lançar um disco de ineditas. O resultado não me surpreende. Abaixo, uma das músicas de SONIC BOOM que promete arrebentar. Ouça alto!

 

 

Postado por Jader Rocha, POA

RIO OLÍMPICO!

02 de outubro de 2009 0

   Final de semana chegando, o Rio de Janeiro comemora a escolha como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Pra festejar, comemorar aí vai uma música que simboliza a cidade maravilhosa: ouça alto!

Postado por Jader Rocha, POA