Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2010

O CAOS TOTAL

03 de agosto de 2010 2

   Não sou o primeiro, muito menos o último a reclamar ou fazer qualquer discurso com relação a dificuldade de se dirigir em Porto Alegre. Estamos a quatro anos de sediar uma Copa do Mundo e o assunto trânsito ganha mais e mais dimensão nas páginas diárias das nossas rotinas.

   Na semana passada, Inter e São Paulo, pela Libertadores, colocou à prova a paciência do torcedor/motorista. Confesso que fiquei pasmo ao ouvir que tinha gente que havia levado pelo menos duas horas entre o prédio da Zero Hora, na Avenida Ipiranga e o estádio. Duas inacreditáveia horas, num trajeto em que, teoricamente, se leva dez, quinze minutos, se tanto!! Impossível crer!

   Talvez não até. Me permito uma punição nesse sentido. A lei da oferta hoje destoa. Carros com condições de compra que fazem qualquer trabalhador numa escala aceitável de salário, garantir o seu. Nossa cidade está saturada. Quanto mais carro, menos espaço e assim avançamos pro caos absoluto.

   Alguns estudos já foram realizados e dão conta de que em alguns anos, dependendo do volume, Porto Alegre vai parar, literalmente. Caminhamos, pra meu desespero, a passos largos pra que isso aconteça.

   E não tem mais horário de pico! Andar, dirigir em Porto Alegre, vira um exercício diário de perseverança e destreza. Hoje mesmo, saindo em direção a zona norte da capital, por volta da uma e meia da tarde, me deparei com essa situação. Azenha, um grande enrosco. Ninguém respeitando ninguém. Sinaleira no vermelho por mais de um minuto e meio. Sinaleira no verde, não mais do que vinte segundos. Como pode? Não há como ficar indiferente.  Depois, Goethe. No sentido bairro-centro, na altura do ginásio da Brigada Miitar, pra quem conhece aquele trecho, outro nó. E dos brabos. Pra desatar, só com muita tranquilidade. Levei uns quarenta, quarenta e cinco minutos até chegar ao meu destino. Era pra ser em no máximo, vinte e cinco!!

   Muita música, mente limpa, vidros fechados. Eu no meu mundo. Só assim pra lidar com o caos total do trânsito. Um mal necessário!!