Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Saúde com suco de maracujá: uma planta com fruto delicioso, flores lindas e fácil de cultivar

15 de julho de 2015 6

O maracujá é uma planta tropical com flores lindas e de formato exótico. A Passiflora edulis*, conhecida como maracujá, possui mais de 20 espécies nativas cultivadas e silvestres do sul ao norte do Brasil. O suco da polpa da fruta é muito saudável pois é rico em vitamina C, que é um antioxidante, vitamina A, B, sais minerais, flavonóides, entre outros compostos benéficos.  O poder antioxidante destas vitaminas combinadas melhoram o funcionamento do organismo. Podemos comer a polpa do fruto do maracujá como também fazer sucos, molhos e diversas delícias. E o melhor,  o maracujá é fácil de cultivar.

Flor do maracujá, planta trepadeira

Flor do maracujá, planta trepadeira – Foto: Pixabay

passion-fruit - fruto maracujá

Fruto maracujá maduro – foto: Pixabay

O fruto e as folhas da planta

Possuem propriedades nutritivas e medicinais e são usados por seus efeitos calmantes e sedativos. O maracujá pode ser plantado através das sementes do fruto ou com mudas. A multiplicação com sementes é muito simples, basta enterrar a 1, 5 cm e a planta cresce sem muitos cuidados. Veja como plantar.

passion-fruit - furto maracujá

Fruto maracujá aberto, cheio de sementes com a polpa na volta. Foto: Pixabay

maracujá vermelho - fotos : Pixabay

Maracujá vermelho – fotos : Pixabay

O maracujá é uma planta trepadeira muito resistente e precisa de um suporte para se desenvolver. Isto é bem importante: ele deve ter uma estrutura para ir se agarrando e crescendo. Gosta de sol e deve ser regada de 3 a 4 dias (se não chover).  A polonização das flores ocorre através de insetos polinizadores como abelha e  vespas. Os beija -flores também ajudam a polinizar as flores.

passion-fruit- maracujá

Gavinhas da planta do maracujá usadas para a planta se agarrar ao suporte. Foto: Pixabay

 

Existem diversas espécies de maracujá, com flores de diferentes tamanhos e cores. Algumas com flores vermelhas bastante atrativas para os polinizadores.

 

*Frutas brasileiras e exóticas cultivadas, Harri Lorenzi et al. São Paulo. Instituto Plantarum de Estudos da Flora,2006.

Comentários (6)

  • Dilnei Luiz Weirich diz: 16 de julho de 2015

    Tenho um pé de maracujá que cresceu lá em casa com um ano de idade, ele floresceu muito este ano só que não segurava os frutos. Eu acho que havia polinização suficiente, pois via algumas mamangavas voando por lá, e eu mesmo ajudava a polinizar manualmente as flores, só que produziu só três frutos. O que vocês acham que pode estar acontecendo?

  • Rafael diz: 13 de janeiro de 2016

    Bom dia Helen, gostaria de plantar esse Maracujá Vermelho, achei a flor muito bonita!
    Você tem sementes?

  • Elizabeth Caroline diz: 5 de abril de 2016

    Olá,
    Plantei uma muda de maracujá ja grandinha achei que não iria progredir só que moro em região favorável, ela cresceu rápido e já deu uns 5 frutos o pé estava cheio de flores so que tenho percebido que elas tem murchando e secado antes de dar o novos frutos o que será que ta acontecendo?

Envie seu Comentário