Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sabia que as figueiras nativas do sul são proibidas de cortar pela legislação?

20 de julho de 2015 7

Existem diversas árvores da espécie Ficus que são nativas do Rio Grande do Sul e são imunes ao corte pela legislação, ou seja, não podem ser cortadas. Em situações especiais podem ser transplantadas mediante análises, laudos técnicos e autorização da prefeitura. As figueiras nativas do sul* são das espécies: Ficus enormis, Ficus guaranítica, Ficus insipida, Ficus** luschnatiana, F. Monckii e Ficus organensis, todas árvores de grande porte que devem ser plantadas na terra em espaços abertos, amplos e ensolarados. Todas espécies do gênero Ficus possuem sistema radicular robusto e agressivo de forma que se deve ter critérios ao plantar esta imponente e majestosa árvore. Uma figueira-nativa pode viver mais de cem anos.

figueira nativa adulta

Figueira nativa adulta quase centenária  em clube – Foto: Helena Schanzer

Por ser uma árvore nativa, ela interage em harmonia com a flora e a fauna local: hospeda diversas plantas epífitas como orquídeas e bromélias e o fruto é apreciado e comestível pela avifauna e pequenos animais silvestres. As aves ingerem o fruto  e defecam a semente sobre os galhos de outras árvores servindo de dispersoras destas árvores.

Ficus enormis - figueira nativa

Ficus enormis – espécie de figueira nativa muito comum no em Porto Alegre- Foto: Helena Schanzer

A semente germina e cresce sobre outras árvores que servem como hospedeiras. Podem crescer até mesmo no meio das pedras e do cimento, olha a foto abaixo! Quando isto ocorre é um perigo, temos que remover a planta antes que cresça.

figueira no muro

Foto: Helena Schanzer – Semente de figueira nativa que  germinou no muro

 

Um dos restaurantes mais bacanas e luxuosos de São Paulo , o famoso “A Figueira Rubaiyat“, tirou partido da enorme figueira nativa existente no terreno: criou uma cobertura transparente que abriga as mesas na rua e tem uma atmosfera incrível. As mesas mais disputadas são justamente sob os galhos da copa gigante da árvore centenária.

A Figueira Rubaiyat - galhos sobre o restaurante

A Figueira Rubaiyat – galhos sobre o restaurante

 

As folhas da figueira nativa podem ser pequenas ou grandes, variam conforme  espécie.

 

Dica: Existe uma espécie de figueira exótica muito plantada em vasos e nos jardins que causa bastante estragos devido as suas raízes!  Dá uma olhada para saber mais em Ficus benjamina.

 

*Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil/Harry Lorenzi. Nova Odessa, SP. Editora Plantarum, 1992. Brasil.

*Árvores do sul: Guia de identificação & interesse ecológico. Paulo Backes & Bruno Irgang. Clube da árvore. Instituto Souza Cruz. 2002.

Comentários (7)

  • Anderson diz: 21 de julho de 2015

    As figueiras de Porto Alegre sao imponentes, belas em seu conteudo. A famosa figueira da Praça XV de Floripa, conhecida como figueira mata-pau, figueira do mato, figueira folha miúda e figueira brava são nomes populares para a Ficus organenses (mic.) tambem nos faz refletir no bem que trazem ao seu entorno.

  • Gostaria de saber sobre replantar uma figueira, temos muitas mudas no meu campo e gostaria de plantar em outro loca, como faço para não mata-la e tam,bém gostaria de saber sobre sua poda. Obrigado! diz: 11 de janeiro de 2016

    Parabéns pelos esclarecimentos…minha figueira deve ser do tipo nativa…

  • Douglas diz: 29 de dezembro de 2016

    Oi. Estou procurando sementes de figueira mas não estou encontrando vcs poderiam me dar umas dicas onde posso encontrar. Muito obrigado desde já…

  • Deivid Fagundes diz: 3 de fevereiro de 2017

    Olá , tenho uma em meu jardim, a dúvida é se posso comer esses frutinhos (figuinhos) , e se tiverem algum link que fale sobre os frutos.
    Deivid , Tramandaí, RS.

Envie seu Comentário