Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Confira a palmeira nativa Butiazeiro, que produz o saboroso fruto Butiá

31 de julho de 2015 15

Existem diversas espécies de palmeiras butiazeiros, aqui no sul as espécies mais comuns são as palmeiras Butia capitata  e a Butia eriospatha. As diversas espécies de Butiá ocorrem espontaneamente em todo Rio Grande do sul e até a Bahia e Minas Gerais. Crescem também nos campos do Uruguai, espécie característica do Bioma Pampa.

Butia capitata 02

Butia capitata – Butiazeiro no Sicredi - Foto: Helena Schanzer

Algumas destas espécies de palmeiras podem atingir até 7 metros de altura, só que demoram muitos anos para chegar lá. A palmeira Butiá é muito rústica, resistente à geada e é muito usada no paisagismo.  Cresce bem no nosso litoral. É muito ornamental pelas folhas verdes acinzentadas. Os frutos são apreciados pela avifauna. O fruto é usado para fazer licor de butia, vendido nas estradas para o litoral do RS. Também é usado para fazer um delicioso sorvete de butiá. O fruto também é chamado de coquinho. Os frutos  são ricos em carotenóides, vitamina C , pró-vitamina A e proteínas. As amêndoas, no interior do caroço, são ricas em óleos comestíveis.

sicredi-av.assis brasil

Palmeiras butiá no Sicredi, av. Assis Brasil paisagismo de Helena Schanzer – foto: Helena Schanzer

O manejo do Butiazero se reume a podar as folhas secas e velhas.  Deve ser plantada no sol pleno. Tolera ventos. É uma planta muito resistente à pragas e doenças. Deve ser irrigada somente em condições de clima seco. Estas palmeiras vivem algumas décadas.

butia

Fruto verde do butiazeiro – Foto: pixabay

Jair Gilberto Kray Flora Digital -UFRGS

Cachos com fruto butia maduro – Foto: Jair Gilberto Kray Flora Digital -UFRGS

 

Comentários (15)

  • Francisco Fernandes Pinto Neto diz: 10 de abril de 2016

    Amigos (as),
    Tenho um lindo pé de butiá no meu sítio, e já faz tempo, ocorre que ele não produz frutos, já fiz fendas com machado no seu caule e nada, gostaria de saber o que devo fazer ?????
    Obrigado,
    Francisco

  • jessica diz: 20 de abril de 2016

    Ola!
    Plantei um pé de Butia a 5 meses. E agora todas as folhas deles secaram. Isso é normal?

  • Francisco Fernandes Pinto Neto diz: 10 de maio de 2016

    Meu pé de Butiá, não dá frutos, o que devo fazer ?????

  • paulo gilberto pereira diz: 25 de agosto de 2016

    gostaria receber infornmções rotineiras a respeito de plantas ornamentais do R.G.SUL

  • JOSE LUIZ POSSAMAI diz: 9 de novembro de 2016

    oi, Tenho um pé de butia no meu quintal ha mais de 12 anos, este pé só produz cachos em média de 7 a 8 mas nunca consegui produzir uma fruta se quer pois depois de florir os cachos começam a secar e os frustos que conseguem ficar começam a cair até que todo o cacho seque. o que posso fazer para corrigir isso?.

  • Miriam Isabel diz: 30 de novembro de 2016

    Boa Tarde! Tenho um pé de butiá q plantei a uns 11anos ,a muda dele foi feita a partir de um coquinho de butiazeiro q minha mãe tem na casa dela ,pois bem ,o butiá q minha mãe tem ,o pai do meu butiá ,é de estatura bem peq.,1.5 m acho ,o meu q seria “filho” dele esta muito gde ,não para de crescer.Plantei ele na frente de minha casa ,no meu jardim ,só q esta crescendo demais.O q posso fazer p ele parar de crescer ? Já falei c pessoas q tem jardinagem e me falaram p cortar ele ,mas não quero fazer isso ,gosto muito dele .Abraços e obrigado pela atenção .Miriam Isabel

  • Iracema Bittencourt da Cruz diz: 14 de fevereiro de 2017

    Posso dois lindos butiazeiros que estão produzindo muito bem. Os frutos são muito saborosos. Acontece que alguns insetos estão atacando os frutos ainda em formação e os butias amadurecem praguejados. Já tive anteriormente um butiazeiros, que é “pai” destes , no mesmo jardim, cujos frutos não apresentavam imperfeições.Que soluções você me sugere? Obrigada.

  • acir mendes diz: 16 de fevereiro de 2017

    Boa tarde Isabel. Pelo que sei existem 9 especies de butia. Tem como identificar uma especie da outra? Alguma mais interessante ou preferida?
    Obrigado.

Envie seu Comentário