Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Você já ouviu falar de PANC, plantas alimentícias não convencionais?

19 de setembro de 2015 1

Sabia que alguns “inços” ou plantas invasoras que nascem no jardim espontaneamente , como a planta dente-de-leão tem muitas propriedades nutritivas e podem ser usadas como alimentos!

dandelion- dente de leão -PANC

Dente de -leão- PANC – Foto: Pixabay

O que acho interessante é que estas espécies são resistentes, se adaptam a qualquer tipo de solo, não precisam de adubação e nem controle de pragas e doenças. É fácil de obter sementes e pode-se fazer o cultivo orgânico das plantas não convencionais.

dandelion-dente de leão

Dente de leão- flores e folhas, planta melífera e comestível – Foto: Pixabay

O livro Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC- no Brasil, da editora Plantarum, de autoria do  Harri Lorenzi e do Valdely Ferreira Kinupp é especifico sobre este tema.  Trata com riqueza de dados sobre várias espécies de plantas que crescem espontaneamente nos jardins, nos gramados e que podem ser usadas como alimentos. Já comecei a olhar o mato onde não corto o gramado há meses sob outro prisma!!  Que potencial de folhas e flores interessantes que tem ali.

Livro Panc (2)

Livro PANC – Foto: Helena Schanzer

Inclusive mostra receitas de como usar as folhas, os frutos, as flores de cada uma. O livro chegou ontem para minha alegria e a primeira coisa que fiz foi comparar as “ervas daninhas” do meu jardim com as fotos do livro. Descobri muitas plantas para usar na cozinha e nos sucos verdes.

receitas PANC

Livro PANC -Receitas – Foto: Helena Schanzer

 

 

Comentários (1)

  • Anderson diz: 20 de setembro de 2015

    Muito bom. Aprecio este tipo de informação, sendo vegetariano. O conceito das PANC ainda é pouco divulgado, acredito que se “perdeu” ou esteve pouco difundido na história. Mas aos poucos vai revivendo, uma prova é ir nas feiras de produtos organicos, como a feira do largo da estação em Caxias do Sul, aos sábados. Vi a maravilha do livro citado aqui, pronto para ser manuseado. Que primor. Fica-se maravilhado com todas as benesses que a natureza nos proporciona.

Envie seu Comentário