Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Conheça a palmeira Fênix para cultivar no jardim de casa

05 de outubro de 2015 29

Existem várias espécies de palmeiras do gênero Phoenix. Vamos falar da espécie Phoenix roebellini, popularmente chamada de Fênix, tamareira de jardim ou anã.  É uma espécie muito ornamental e usada em jardins.  Esta planta é originária da India e é bem adaptada ao clima do Brasil de norte ao sul. A palmeira fênix é muito resistente, gosta de sol e tem crescimento lento. A altura quando adulta varia entre 2 a 4 metros (comparando com outras palmeiras, tem porte pequeno). Possui um espinho perto do tronco que se deve ter cuidado.

sicredi 2

Projeto de paisagismo com Fênix no Sicredi – telhado verde por Helena Schanzer (+ foto)

A folhagem é ornamental, elegante e o tronco possui movimentos curvos que conferem um charme a esta palmeira. Podem ter tronco único, troncos geminados (2) ou até mesmo 3 troncos.  É uma planta pesada, o sistema radicular forma um “torrão”  compacto e denso. A palmeira fênix pode ser cultivada em vasos, mas preste atenção no tamanho do torrão, que costuma  ser grande,  para dimensionar o vaso. Ao plantar, não desmanche o torrão e cuide para não romper o tronco sob risco de perder a planta.

Sicredi

Fênix – Projeto de paisagismo por Helena Schanzer no Sicredi – telhado verde e foto

As palmeiras fênix  gostam de solo bem drenado e arenoso com composto organico.  No verão, dão frutos em cachos localizados junto às folhas no topo do tronco.

Comentários (29)

  • Luciana Reis diz: 20 de outubro de 2015

    Ola….mto esclarecedor seu post….acabei de comprar uma casa que possui esta palmeira, porem ela esta podada e só possui folhagem acima do fruto….sera que eh adequada essa poda q foi feita? Corre o risco dela morrer?

  • Alaor Cóis diz: 29 de agosto de 2016

    Olá Helena, muito bom mesmo seu post com informações claras e objetivas. Preciso de sua ajuda. Então, comprei uma muda, uns 80 cm de altura com torrão denso, com folhagens vigorosas e plantei em um vaso de cimento (80 cm. diâmetro x 70 cm altura) com furos para drenar, da seguinte forma: uma camada de pedra brita, uma camada de areia grossa, uma camada de terra misturada com humos e substrato. Coloquei o torrão e preenchi as laterais com terra, misturada da mesma forma. Ela peca sol da manhã e até +- uma da tarde, estou regando quase todos os dias e coloquei uma porção de adubo 10-10-10, uma semana após o replante. Acontece que ela está com uns 20% de folhagem secas, inclusive no topo delas. Onde é que eu errei?

  • Iracema diz: 26 de setembro de 2016

    Boa noite Helena,

    Gostaria de fazer em minha casa um jardim com vasos e colocar algumas palmeiras fenix. Qual deve ser o diâmetro e altura minima do vaso para que minha palmeira cresça saudável?

    Um abraço,

  • Mauricio Marzano diz: 23 de outubro de 2016

    Plantamos no nosso sítio em agosto/setembro do ano passado, oito palmeiras fënix com cerca de trës metros. Passaram bem a estação das chuvas, embora duas parecessem ter sentido mais. As folhas amarelam eu as podei, etc, etc. Hoje duas morreram, há duas bem sentidas e, talvez, haja só quatro mais ou menos. Reclamei com os paisagistas que disseram ser falta de água. No entanto, no mesmo local há outras plantas que nada sentiram. Falei com o meu fornecedor que me disse que maus profissionais retiram mudas de baixa qualidade, pois dificilmente algume reclama. O que vc acha?

  • maria odete s zandonadi diz: 7 de dezembro de 2016

    olá! muito interessante e esclarecedo seu site! parabéns!
    há cerca de 20 dias plantei uma palmeira fenix aqui em casa, estava em um vaso e a transportamos para o solo, no quintal.
    contudo, rapidamente, suas folha inferiores estão secando e escurecendo rapidamente, as superiores ainda não… o que pode ser?
    moro em fortaleza e no local onde ela está, esta epoca, pega sol praticamente o dia todo. rego pelo menos dia sim/dia não, por cerca de 10 minutos com irrigador.
    vou mandar fotos no seu email
    obrigada!!!

  • rosimeire elias de oliveira diz: 10 de dezembro de 2016

    olá Helena boa tarde, gostei muito do seu site, parabéns! gosto muito de planta eu tenho um jardim pequeno de mais ou menos 18 metros quadrado, tenho uma palmeira fenix que estava plantada no solo, comprei uma palmeira azul que plantei no lugar da fenix e replantei a fenix em um vaso de 0,40 cm de diâmetro e 0,40 cm de altura, a fenis tem 01 metro de altura, faz 10 dias que replantei e agora tem umas folhas que estão ficando amarelas, o que devo fazer? será que ela vai morrer? Espero anciosa a sua resposta. Obrigada!

  • Elinez Bastos diz: 11 de fevereiro de 2017

    Boa tarde!
    Muito esclarecedoras suas informações! Muito obrigada!

    Em outubro plantamos 10 fênix, temos um espaço amplo. Destas, três ainda estão sentidas. Duas estão com algumas folhas internas secas. Será deficiência no solo?
    Agradeço se puder me ajudar.

    atenciosamente, Elinez

  • taelly diz: 17 de fevereiro de 2017

    como faço para não deixar a planta fenix crescer muito.

  • Tamara Muniz diz: 26 de fevereiro de 2017

    Necessito saber qual a profundidade adequada do vaso para plantar a palmeira fênix. Obigada.

  • Thais Gama diz: 4 de março de 2017

    Olá. Minha palmeira fenix tem +- 2 anos e agora as folhas apareceram picotadas. Não vi formigas… O que pode ser? O que fazer? Posso enviar fotos… Grata

  • Luiz diz: 16 de março de 2017

    Boa Tarde Helena.
    Parabéns pelo site. Muito conteúdo interessante.

    Bom, gostaria de esclarecer uma dúvida. Três anos atrás plantamos uma Phenix Dupla de 1,2m de altura encostado na piscina em um espaço de mais ou menos 0,40m x 0,40m. Hoje ela está com 1,8m e o tronco não engrossou muito. A dúvida que tenho é se as raízes são muito fortes ao ponto de causar problemas na estrutura da parede da piscina.
    Obrigado.

  • Elder diz: 17 de março de 2017

    Olá, a palmeira fênix causa muita sujeira?, cai muitos frutos ?

  • Daniela de Abreu diz: 20 de março de 2017

    Boa noite, Helena
    Tudo bem?

    Temos em nosso condomínio duas palmeiras fênix.
    Elas estão plantadas próximas à fossa séptica.
    Atualmente há em pauta a retirada de ambas por receio de que as raízes cresçam e destruam a fossa (tínhamos antes uma palmeira imperial que estava gerando este problema).
    Poderia nos esclarecer se a preocupação procede?
    Hoje estas palmeiras colaboram muito com a volumetria e estética do jardim, ainda que sejam baixas. Seria interessante removê-las apenas se realmente forem uma ameaça à infraestrutura do edifício.

  • Camila diz: 23 de abril de 2017

    Olá,
    Tenho observado algumas fenix que foram plantadas no condominio onde resido, há no mínimo uns 3 meses, que a folhagem mais velha está com uma tendência a pendência/caídas, no entanto sem necrose, os folíolos e pecíolo bastante amarelados e em algumas também uma tonalização alaranjada.

    Poderia supor que seria deficiência de Nitrogênio? Há alguma recomendação para essas plantas?
    E o que seria mais indicado NPK ou aplicação de Ureia (ou outra fonte de N)?

    Agradeço desde já.

  • THAIS DIAS MURATORI diz: 24 de abril de 2017

    Olá, boa noite. Estou muito preocupada pois comprei uma palmeira fênix há menos de um mês e as folhas de baixo estão amarelando. Ela fica na varanda, arejada, com sol da manhã e coloco água 2 vezes por semana, sempre à noite. Será que ela pode estar morrendo?

  • Vitor Matheus diz: 3 de maio de 2017

    Bom dia.
    Ganhei uma palmeira fênix e plantei no solo em um pequeno jardim em casa, com sol pleno o dia todo, ela fica próxima ao muro do vizinho, gostaria de saber se a raiz dela pode crescer de mais e estourar o concreto futuramente e dar problema?

Envie seu Comentário