Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Chegou o inverno, época de comer pinhão!

20 de junho de 2016 10

O inverno chegou. Aquecer-se na lareira tomando chimarrão e comendo pinhão é tudo de bom!  Você sabe de onde vem o pinhão? É o fruto da árvore  conhecida como araucaria ou pinheiro brasileiro.  A Araucaria angustifolia* é uma das maiores árvores da flora nativa e infelizmente consta na Lista das espécies da flora ameaçadas de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente. O corte da araucaria é proibido por lei. O pinhão é a semente da araucaria e o fruto se chama pinha.

Pinha e pinhão - Estróbilo_feminino_do_pinheiro-do-paraná

Foto: Wikimedia commons – fruto da araucaria é a pinha onde está o pinhão

A reprodução da araucária na floresta acontece de maneira curiosa: o pássaro da espécie gralha azul  se alimenta da semente, o pinhão. Para garantir o seu alimento, a gralha azul enterra a semente da pinha e desta forma elas germinam  e são disseminadas. Em viveiros o plantio é feito com o pinhão colocado em embalagens individuais e demora entre 20 a 110 dias para germinar. As sementes devem ser plantadas logo após a colheita. A melhor época para a colheita das sementes é nos meses de maio, junho e julho. A época adequada para o plantio das mudas é nos meses de inverno. Outros animais contribuem também na disseminação da semente como roedores, cutias e outras aves.

árvore Araucaria angustifolia - pinheiro brasileiro

Foto: Pixabay – árvore Araucaria angustifolia – pinheiro brasileiro

A  araucaria se destaca na paisagem

Foto: Pixabay – A araucaria se destaca na paisagem com sua copa com os galhos voltados para o céu.

A araucaria é uma árvore perenifólia (não perde as folhas), pioneira, de grande porte, de até 50 metros de altura com tronco retilíneo com 90-180 cm de diâmetro. A planta jovem possui forma piramidal e bem diferente da adulta. O seu fruto, a pinha, pode conter até 150 sementes – os pinhões, que são muito nutritivos e apreciados tanto pela fauna silvestre, quanto pelo homem.  A madeira era usada na marcenaria e carpintaria e foi muito extraída para estes fins até a década de 70, quando seu corte foi proibido. A araucaria ocorre no Estado do Rio Grande do Sul  até Minas Gerais em lugares com altitude maiores de 500 metros. É a árvore simbolo do Paraná. Uma curiosidade sobre a Araucaria é que existe a árvore feminina que forma as pinhas e tem a árvore masculina que forma cones que produzem o polen. A polinização é feita pelo vento.

araucana-91293_1280

Foto: Pixabay

Pinhão - fruto da araucaria

Foto: Helena Schanzer – Pinhão – fruto da araucaria

 

 

*Árvores do sul: Guia de identificação & interesse ecológico. Paulo Backes & Bruno Irgang. Clube da árvore. Instituto Souza Cruz.

 

Comentários (10)

  • Gervasio Expedido Peruzzo diz: 23 de junho de 2015

    gostaria de fazer mudas de lirio , tenho alguns pés no jardim, eles tem uma batata de raiz , como procedo para conseguir as mudas ?

    obrigado

    gervasio

  • Gramas Pardim diz: 10 de setembro de 2015

    Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!

  • Eika diz: 25 de março de 2016

    O pinhão não é o fruto da araucária e sim a semente, pois essa planta é uma gimnosperma, ou seja, ela não possui fruto. Só corrigindo o artigo

  • Alberto diz: 20 de junho de 2016

    Bonito exemplo dos biólogos/agricultores com uso consciente preservando araucárias e assim também salvando os papagaios-charão que, iguais a gente, adoram pinhões!

  • Anderson diz: 20 de junho de 2016

    Muito bom. Aprecio muito este blog, bem didático.
    Só complementando: uma araucária demora em média de 10 a 12 anos para produzir fruto, o pinhão.
    É importante preservar esta árvore e plantar cada vez mais.

  • Fatima Dorneles diz: 21 de junho de 2016

    Excelentes informações.

  • becker diz: 21 de junho de 2016

    O meu pinhão vem daquele tiozinho q fica entre Bento Gonçalves e Farroupilha!!!

Envie seu Comentário