Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Conforto ambiental nas cidades melhora com telhados e terraços verdes

18 de julho de 2016 1

O conforto ambiental nas cidades está relacionado com a presença da vegetação e das áreas verdes.  A vegetação tem a capacidade de humanizar os ambientes gerando bem estar, refrescar a temperatura,  atrair e alimentar a avifauna, absorver o impacto da água no solo quando chove, embelezar o ambiente, além de outros benefícios.

DSC06266

Telhados verdes no Sicredi paisagismo by Helena Schanzer

Na cidade, estamos acostumados a ver a vegetação nos parques e nos jardins cultivada na terra diretamente ou em vasos.  Hoje, com o crescimento e adensamento urbano, os espaços destinados às áreas verdes e  jardins foram se adaptando e tomando conta das coberturas. É possível plantar um jardim no terraço e no telhado de um prédio, a tecnologia está aí para isto.

azaleas

Azaleas no telhado verde- embaixo é estacionamento foto: Helena Schanzer

Plantar no telhado é considerado atualmente uma solução diferenciada e  de alta tecnologia. É tendência nas edificações de várias capitais do mundo. Prefeituras de cidades como Recife, Curitiba, Buenos, Aires,  Nova Yorque, Paris, Áustria, entre várias outras,  já incentivam a construção de telhados e  terraços verdes.

Veja a cobertura de uma residência transformada em jardim.

Foto: Helena Schanzer - terraço verde sobre estacionamento no Sicredi

Foto: Helena Schanzer – terraço verde sobre estacionamento no Sicredi

As vantagens da utilização de telhados verdes são inúmeras tais como:  absorção da água da chuva e redução do impacto da água de enxurrada, redução da poluição sonora, redução da poluição do ar, isolamento térmico, diminuição do ofuscamento da superfície  das paredes, humanização do ambiente,  melhoria da estética,  além de criar um espaço para uso.

Vou mostrar alguns exemplos do que é possível realizar com a vegetação nas alturas. Nas fotos acima e abaixo são mostrados jardins executados sobre uma laje de concreto onde embaixo, foi construído o estacionamento do complexo de prédios na sede do Sicredi em Porto Alegre. O projeto de paisagismo foi desenvolvido pela equipe da engenheira agronôma Helena Schanzer  em parceria com o  arquiteto Milton Campos e o arquiteto Carlos Morganti, arquitetos do complexo de torres comerciais do Sicredi.  A execução foi desenvolvida em parceria com Cahuy Jardins.

As áreas verdes do Sicredi estão situadas sobre uma grande laje de concreto, sendo que embaixo é o estacionamento do complexo de prédios. A drenagem e a impermeabilização garantem o escoamento e reaproveitamento adequado da água. A carga gerada pelos jardins está suportada pelo estrutural da edificação.  Este grande jardim foi executado há 10 anos atrás.

Foto: Helena Schanzer – terraço verde sobre o estacionamento no Sicredi

O jardim nas alturas é formado de palmeiras fênix (Phoenix roebelinii) , palmeiras-gerivá (Arecastrum romanzofianum),  Ave-do-paraíso (Strelizia reginae), cicas (Cyca revoluta), Agapantus e outras espécies que o sistema radicular não seja agressivo. O substrato a ser usado é também fundamental para o sucesso do plantio. O substrato é a mistura da terra+composto orgânico+areia+cascas de árvore.

Sicredi   2  jardim nov. 2013

Foto: Helena Schanzer – cicas e ericas

Para criar um telhado  verde é fundamental que a equipe técnica projete e execute a impermeabilização, o caimento do laje/telhado adequado, a drenagem e o suporte do peso previstos na obra.  Pode-se plantar sobre a laje de concreto ou usar sistemas modulares pré-fabricados adaptados para o plantio na horizontal e na vertical, como é o caso de paredes. Não esgotarei o assunto em um post,  aos poucos vamos falando sobre este assunto tão fascinante.

Foto: PIXABAY - Telhado verde da Academia de Ciencias da California/  EUA

Foto: Pixabay – Telhado verde da Academia de Ciencias da California/ EUA

Foto: Zinco Divulgação - Sistema modular de telhados verdes - intensivo e extensivo

Foto: Zinco Divulgação – Sistema modular de telhados verdes – intensivo e extensivo

 

Foto: Zinco Divulgação - Sistema modular de telhados verdes - intensivo e extensivo

Foto: Zinco Divulgação – Sistema modular de telhados verdes – intensivo e extensivo

Foto: Zinco Divulgação - Sistema modular de telhados verdes - intensivo e extensivo

Foto: Zinco Divulgação – Sistema modular de telhados verdes – intensivo e extensivo

VEJA TAMBÉM: Casa tem telhado verde com jardim

Menos concreto: Shopping center tem telhado verde e jardim na cobertura

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter

 

Comentários (1)

  • Anderson diz: 5 de maio de 2015

    Parece ser uma tendencia para o futuro que os telhados possam, alem de absorver a energia solar, ter espaço para o verde. Como é bonito poder ver esses telhados mostrando uma beleza diferente, sustentando a vida.

Envie seu Comentário