Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dicas para combater pragas das plantas com produtos que não causam danos ambientais

03 de setembro de 2016 3

Aqui vai uma dica para controle des pragas que aparecem no jardim com  produtos que não causam danos ao meio ambiente. Um tipo de inseto que costuma atacar as plantas é a cochonilha.  A cochonilha é um inseto sugador que parasita as folhas e caules das plantas e vai enfraquecendo a planta até ela secar. Para combatê-la, usa-se óleo mineral, óleo de Neem e  solução de sabão neutro com água.  Tais produtos agem somente sobre a cochonilha  e são controles biológicos que não agridem o meio ambiente.

folha do pitosporo infestada no dorso com cochonilha

Folha de arbusto Pitosporo infestada no dorso com cochonilhas Foto: Helena Schanzer

pitosporo com cochonilhas

Arbusto da espécie Pitosporo com manchas nas folhagens causadas pelas cochonilhas Foto: Helena Schanzer

As cochonilhas têm aspecto de pontinhos pretos ou marrons, ou riscos marrons que ao passar o dedo na folha, saem facilmente. Existem cochonilhas que chamamos de farinhentas pois são brancas e parecem farinha na folha, como as da foto.

Para controlar as cochonilhas  com produtos que não causam danos ao meio ambiente,  indica-se o uso do óleo mineral  ou o uso do óleo de Neem. O óleo mineral é derivado de petróleo e o óleo de Neem é derivado da semente de uma árvore, por isto é considerado “sustentável”, já o óleo mineral, não.  Deve-se aplicar com pulverizador  um dos óleos indicados diluidos à 5 %  na água e pulverizar nas folhas ( frente e dorso)  e nos caules do vegetal atacados.  Para usar sabão neutro ( glicerina ou  côco), se faz uma calda leitosa e pulveriza-se nas folhas, frente e dorso. Aplicar no final do dia com clima firme, sem chuva. Reaplicar após 10 dias.

O controle na natureza quem faz é a joaninha que se alimenta  de cochonilhas  e de pulgões. Se usamos agrotóxicos,  eliminamos também a joaninha, que é o predador natural destes insetos. É importante combater pragas e doenças usando soluções ecológicas pois os agrotóxicos podem matar a fauna e desestabilizar  o ecossistema.

   Joaninha come as cochonilahs e é um eficiente controle ecológico

Joaninha come as cochonilhas e é um eficiente controle ecológico Foto: Wikipedia.org -

Veja como controlar lagartas.

O que fazer com as formigas cortadeiras?

Veja como analisar as doenças e pragas das plantas em laboratório

Siga o Blog Jardim de Helena nas redes sociais:

Facebook / Instagram / Twitter

 

Comentários (3)

  • Adriana Fogaça diz: 26 de setembro de 2015

    Primeira visita no blog e só este post pra mim já justificou sua QUALIDADE.

    Dicas anotadas e prontas para serem colocadas em prática!

    Parabéns aos autores, administradores e toda a galera do blog que trabalha para produzir CONTEÚDO EXCELENTE como este!

  • Anderson diz: 4 de setembro de 2016

    Maravilha de conteúdo que enriquece. Se a agricultura dita moderna pudesse controlar as pragas de uma maneira sustentável a coisa seria diferente. Mas o que ainda conta é o ganhar $$$.
    E as joaninhas, sempre elas, oferecendo sua singela beleza no controle biológico.
    Uma frase que ouvi no programa Campo e Lavoura de uma propriedade da familia Volkmann que produz arroz biodinâmico no RS: “exterminar pragas é a ecologia da miséria”. Então penso nas pragas como seres vivos que cumprem sua função, controlá-las é a palavra ideal.

Envie seu Comentário