Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Chocolate de verdade contém muito cacau

12 de abril de 2017 1

A Páscoa está chegando e só se pensa em chocolate. Quanto contem de açúcar e quanto de chocolate na barra ou no ovo de páscoa que você compra? A maioria dos chocolates que vemos por ai, possui na maior parte açúcar, gordura e pouquíssimo cacau. Ou seja, só engordam sem agregar os benefícios do cacau para a saúde. O cacau é um fruto cujas sementes  são processadas e dali se retira o que será a base do chocolate.  O cacau requer processamento mínimo para preservar todos os antioxidantes e outros fitonutrientes benéficos.

chocolate-amargo

Chocolate amargo com alto teor de cacau foto: Pixabay

O cacau, Theobroma cacao,  é originário do Sul do México, América Central e Bacia Amazônica, onde o cacau se desenvolvia naturalmente em meio à floresta. A árvore do cacau gosta de crescer em meio a outras, em locais meio sombreados. Planta tropical, gosta de calor, podendo florescer duas vezes ao ano. Se desenvolve em terrenos profundos, férteis e úmidos.  Hoje,  o cacau é cultivado mundialmente, sendo a África o maior produtor mundial de cacau, cabendo ao Brasil ( principalmente na Bahia e Pará) o quinto lugar. A Indonésia e o Equador também produzem cacau.

fruto de cacau

Fruto de cacau foto: Pixabay

Comer chocolate acima de 70% de cacau é o ideal para quem busca aliar o prazer do chocolate com a saúde.

bombons de chocolate

Bombons e chocolate -atenção ao teor de cacau e açúcar! foto: Pixabay

Veja:  Receita de sorvete de  chocolate com  100%  de cacau

Siga Jardim de Helena nas redes sociais:
Facebook / Instagram / Twitter

 

Comentários (1)

  • Anderson diz: 14 de abril de 2017

    Helena,

    Muito bom este post. E tem muita gente que sequer vai em busca de informação acerca do cacau, este alimento maravilhoso, por sinal. O que vendem por aí sequer dá pra dizer que é chocolate, devia se chamar “açucar escuro” a meu ver. Por essas e outras que prefiro chocolate 75% cacau e de preferência, produzido de forma sustentável.

Envie seu Comentário