Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Lado escuro de Miami

19 de julho de 2009 1

Não é raro que seriados americanos tenham pontos geográficos como protagonistas. Foi assim com Hawaii 5-0, depois com São Francisco Urgente e, na década de 1980, com Miami Vice. Exibida pela rede NBC a partir de setembro de 1984, Miami Vice rapidamente se transformou num dos maiores fenômenos da TV americana e chega aos 25 anos como uma referência para os novos seriados.

Toda a trama se desenvolvia na cidade de Miami e girava em torno de dois policiais, James “Sonny” Crockett e Ricardo Tubbs, interpretados, respectivamente, por Don Johnson e Philip Michael Thomas.

Afinada com os loucos anos 1980, a série teria surgido do desejo de Brandon Tartikoff, diretor da NBC, de que fossem criados algo por ele batizado de “MTV Cops”, espécie de tiras que circulariam pelo submundo do crime mas que seriam antenadas com os novos tempos, principalmente no que tivesse a ver com a música pop. Para que pudessem realizar suas investigações, Crockett e Tubbs eram protagonistas de uma armação, circulando com novas identidades nas altas rodas e vivendo num mundo cercado de lanchas velozes, mansões, Ferraris, roupas de grife e relógios Rolex.

Miami Vice passou a ter temporadas marcantes a partir de 1986/1987, quando cada episódio chegou a custar US$ 1 milhão. Além do alto faturamento, a série ganhou prestígio, atraindo nomes consagrados para participações especiais. Passaram pelos episódios, Miles Davis, Frank Zappa, Phil Collins, Bruce Willis, Willie Nelson, James Brown, Bianca Jagger, Little Richard e Don King. Além deles, muitos atores que posteriormente ficariam famosos tiveram pequenos papéis no seriado, como Julia Roberts e Benicio Del Toro.

No total, Miami Vice teve 111 episódios divididos em cinco temporadas. O capítulo final foi exibido em 25 de janeiro de 1990. No Brasil, o seriado foi apresentado pelo SBT entre 1986 e 1990. Em 2005, a caixa com os 22 episódios da primeira temporada foi lançada no Brasil. E, no ano seguinte, a série ganhou uma versão cinematográfica com direção de Michael Mann e Colin Farrel e Jamie Foxx nos papéis principais. O seriado

Quatro coisas legais

1 – Don Johnson foi escolhido para o papel depois que Nick Nolte, Richard Dean Anderson (o MacGyver) e Larry Wilcox, de CHiPs, foram descartados. Para o papel de Philip Michael Thomas, o primeiro nome pensado foi o de Denzel Washington.

2 – Paul Michael Glaser e David Soul, que na década anterior foram protagonistas da série Starsky & Hutch, dirigiram três episódios.

3 – Miami Vice influenciaria mais tarde o jogo Grand Theft Auto: Vice City.

4 – Quando foi lançado nos Estados Unidos, o LP com a trilha sonora Miami Vice ficou em primeiro lugar na parada musical.

Postado por Márcio Pinheiro

Comentários (1)

  • roseneide diz: 19 de maio de 2010

    Gostaria muitíssimo de rever essa série pois sou muito fã do ator don jonhson e como faço para conseguir fotos dele?

Envie seu Comentário