Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Um bem-amado desde 1973

28 de agosto de 2010 0

O Bem Amado, o mais novo filme de Guel Arraes (responsável pelo sucesso O Auto da Compadecida), recupera um texto de Dias Gomes que já foi novela da TV Globo nos anos 1970. Na trama de O Bem-Amado, sob o pretexto de mostrar o cotidiano da população de uma cidade fictícia no litoral baiano, Dias Gomes satirizava, com ironia e senso crítico, o Brasil da ditadura militar. No elenco, destacavam-se nomes conhecidos como Paulo Gracindo, Jardel Filho, Rogério Fróes, Zilka Sallaberry, Carlos Eduardo Dolabella, Ida Gomes, Milton Gonçalves e Lutero Luiz. Para lembrar este que foi um dos maiores sucessos da televisão brasileira – exibido entre 24 de janeiro e 9 de outubro de 1973 –, aí vão 12 curiosidades sobre O Bem Amado.

> A peça de Dias Gomes – Odorico, o Bem-Amado ou Uma Obra do Governo – foi encenada pela primeira vez em 1969 no TV de Vanguarda da TV Tupi.

> A inspiração para o personagem principal veio do ex-governador da Guanabara Carlos Lacerda.

> O Bem-Amado foi a primeira novela exibida em cores no Brasil, em 1973.

> A trama gira em torno do prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), um político corrupto e cheio de artimanhas, que governa Sucupira, no litoral baiano, e tem como principal objetivo a inauguração do cemitério local.

> As cenas externas de O Bem-Amado foram gravadas em Sepetiba, bairro da cidade do Rio de Janeiro.

> A trilha sonora de O Bem-Amado foi totalmente composta por Vinicius de Moraes e Toquinho. No total, são 11 canções, entre elas o sucesso Meu Pai Oxalá.

> A música de abertura teve de ser substituída por uma versão instrumental, já que a censura implicou com o verso “Estamos sentados em um paiol de pólvora”.

> Paulo Gracindo foi o responsável por criar um dos grandes bordões da TV brasileira quando Odorico abreviava conversas e raciocínios dizendo “Vamos botar de lado os entretantos e partir logo pros finalmentes”.

> Em uma entrevista concedida em 1993, Paulo Gracindo contou que Odorico era um sucesso tão grande que os prefeitos de todas as cidades que visitou, durante e depois da novela, queriam tirar fotos ao seu lado.

> O Bem-Amado foi a primeira novela de Sandra Brea.

> O Bem-Amado foi a primeira produção da TV Globo a ser exportada.

> O sucesso da novela fez com que a trama fosse recriada em forma de seriado no início dos anos 1980.

(Coluna publicada no jornal de 29/08/2010.)

Envie seu Comentário