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A importância do cinto de segurança de três pontos

30 de junho de 2016 0
Bohlin foi quem desenvolveu o equipamento

Bohlin foi quem desenvolveu o equipamento

Criado pela Volvo em 1959 e desenvolvido pelo engenheiro sueco Nils Bohlin (foto), o cinto de segurança de três pontos tinha o objetivo de reduzir as lesões nos ocupantes do veículo em caso de colisão, se comparado ao cinto de dois pontos, o chamado cinto subabdominal. Após 57 anos de existência e disseminado em todas as montadoras, o cinto de três pontos é utilizado largamente na indústria automotiva por ser o mais eficiente para a retenção dos ocupantes.

Atualmente no Brasil, a indústria ainda tem permissão de fabricar veículos com cinto de dois pontos para o passageiro traseiro central, mas uma resolução do Contran determina que todos os carros fabricados a partir de 2020 devem sair de fábrica com cinto de três pontos para todos os ocupantes.

Vantagens ao relação ao cinto de dois pontos
Os benefícios são muitos, mas os principais fatores estão relacionados ao fato de que os cintos de segurança de três pontos retêm melhor os ocupantes em sua posição e propiciam uma distância maior dos ocupantes das partes rígidas do veículo, principalmente as regiões abdominais e da cabeça, que geralmente sofrem no momento do impacto.

Além disso, o cinto de três pontos permite o uso de tecnologias como o pré-tensionador, comum em veículos equipados com airbag e que tem a função de retrair o cadarço do cinto instantes após o impacto, melhorando o posicionamento do ocupante e aumentando a distância em relação ao painel. Já para o cinto abdominal, ou cinto de dois pontos, a tecnologia de pré-tensionador não é funcional, além de que esse tipo de cinto ter características que não privilegiam a proteção da região torácica, cabeça e pescoço, permitindo um movimento bem maior do corpo em situações de impacto.

Dica também para a posição do banco
Nunca deite o banco para dormir. Se o fizer, o cinto de segurança estará posicionado de forma incorreta, e pode acontecer um efeito-submarino numa batida, aumentando a possibilidade de ferimentos sérios.

Use o cinto
De acordo com o Artigo 65 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), todos devem utilizar o cinto de segurança; ou seja, os passageiros do banco traseiro também devem usar o cinto de segurança, sendo isso responsabilidade do motorista.

Renault anuncia chegada da picape Alaskan

30 de junho de 2016 0

Alaskan

A Renault vai lançar outro veículo para competir no mercado das picapes. Trata-se da Alaskan, uma picape de uma tonelada que chega para revigorar o segmento. O visual surpreendente é valorizado pela frente com design imponente, além de oferecer conforto na condução a partir da suspensão traseira de cinco braços e longarinas reforçadas.

Segundo a Renault, a Alaskan combina capacidades off-road e a melhor economia de combustível da categoria, graças ao motor dCi de 2.3 litros. Além de satisfazer as necessidades de clientes profissionais, o modelo também é a companhia perfeita para um uso diário ou em momentos de lazer. O veículo conta com uma ampla gama de acessórios, serviços e possibilidades de transformação para atender a todas as necessidades dos consumidores.

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Após o lançamento em 2015 da Duster Oroch, uma picape de meia tonelada que revolucionou o segmento na América Latina, a Renault tem ambições globais para a Alaskan no mercado de picapes. Este mercado totaliza 5 milhões de unidades anuais em todo o mundo, o que corresponde a mais de um terço das vendas mundiais de veículos comerciais leves.

A Renault vai iniciar a comercialização da Alaskan na Colômbia, seguindo para outros mercados da América Latina. A Alaskan é feita em Cuernavaca (México) e deverá ser produzida também em Barcelona (Espanha) e em Córdoba (Argentina). O preço da picape não foi divulgado pela montadora.

Fiat comete gafe ao definir data de promoção

30 de junho de 2016 1

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Na ânsia de conquistar novos consumidores, as montadoras, às vezes, cometem gafes. A Fiat, por exemplo, anuncia em seu site o compacto Mobi por R$ 31.900 à vista na versão Easy 1.0 ou entrada de R$ 9.900, mais 48 parcelas fixas de R$ 699. Até aí, tudo bem. Só que ao clicar no link pra obter mais informações, abre-se uma caixa de texto que diz que a promoção é válida até 31 de junho. Ora, o mês de junho tem 30 dias, certo? É claro que esse tipo de gafe é involuntária, mas pode trazer problemas. É bom ficar atento.


Mobi

Vice-presidente da BMW em Araquari acompanha embarque das primeiras unidades do X1

29 de junho de 2016 0

O vice-presidente sênior da fábrica da BMW em Araquari, Carsten Stoecker, esteve nesta quarta-feira acompanhando o embarque das primeiras unidades do X1, veículo que começa a ser exportado para os Estados Unidos. Nesta remessa, foram embarcados 207 unidades. O contrato prevê o envio de 10 mil unidades ao mercado americano. Na foto enviada pela assessoria do Grupo BMW, Stoecker aparece dentro de um dos veículos embarcados via Porto de Paranaguá, no Paraná. Inaugurada em outubro de 2014, essa é a primeira vez que a fábrica de Araquari exporta sua produção.

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Primeira rodovia elétrica do mundo é inaugurada na Suécia

29 de junho de 2016 0

rodovia

O dia 22 de junho marcou a abertura da primeira rodovia elétrica do mundo na Suécia em uma estrada pública. Pelos próximos dois anos, um sistema de catenária da Siemens para caminhões será testado em um trecho de dois quilômetros da rodovia E16, ao Norte de Estocolmo. O ensaio utilizará dois veículos híbridos a diesel fabricados pela Scânia e adaptados, em colaboração com a Siemens, para operar sob o sistema de catenária.

— O sistema de Rodovia elétrica da Siemens tem o dobro da eficiência dos motores de combustão interna convencionais. A inovação da Siemens alimenta os caminhões com energia a partir de uma catenária. Isto significa não apenas que o consumo de energia é reduzido pela metade, mas que a poluição do ar local também é reduzida — diz Roland Edel, engenheiro chefe da divisão de mobilidade da Siemens.

O transporte é responsável por mais de um terço das emissões de CO2 da Suécia, com quase metade disso sendo originado pelo transporte de mercadorias. Como parte de sua estratégia de proteção do clima, a Suécia comprometeu-se a ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030. Devido ao crescimento esperado no transporte de carga, o transporte rodoviário de mercadorias tende a crescer da mesma forma que a capacidade ferroviária aumenta. É necessário, portanto, encontrar uma solução para transporte rodoviário de mercadorias livre de gás carbônico.

Durante o teste de dois anos, a Trafikverket, Administração de Transportes da Suécia e o Condado de Gävleborg querem criar uma base de conhecimentos para saber se o sistema de Rodovia elétrica da Siemens é adequado para futuro uso comercial de longo prazo e implantação adicional.

O núcleo do sistema é um pantógrafo inteligente combinado com um sistema de acionamento híbrido. Um sistema de sensores permite que o pantógrafo seja conectado e desconectado da catenária a velocidades de até 90 km por hora. Caminhões equipados com o sistema são alimentados pela fiação de catenárias aéreas à medida que se movimentam, permitindo sua viagem eficiente e sem emissões locais.

Graças ao sistema híbrido, também são possíveis operações fora da linha de contato, mantendo assim a flexibilidade dos caminhões convencionais. A tecnologia da Rodovia elétrica apresenta uma configuração aberta. Como resultado, soluções de baterias ou gás natural, por exemplo, podem ser implementadas como uma alternativa para o sistema de acionamento híbrido a diesel usado na Suécia. Isso permite que o sistema seja adaptado com flexibilidade para a aplicação específica.

No momento, a Siemens está desenvolvendo outro projeto de demonstração de rodovia elétrica na Califórnia, nos EUA. Este projeto está sendo realizado em colaboração com a montadora Volvo em nome do Distrito de Controle de Qualidade da Costa Sul. Os testes serão realizados ao longo de 2017 para ver como diferentes configurações de caminhões interagem com a infraestrutura Rodovia elétrica nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach. Mais informações, fotos e materiais de filmagem estão disponíveis no site www.siemens.com/press/ehighway

Tribunal de Justiça fará leilão de 26 carros no dia 7 de julho

28 de junho de 2016 0

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realiza no dia 7 de julho, em Florianópolis, a partir das 14 horas, leilão público de 26 veículos da sua frota. O modelo de leilão será do tipo “maior lance por lote” e na forma simultânea, ou seja, presencial (em auditório) e online (via internet).

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Os interessados já podem fazer lances prévios até a data do leilão por meio do endereço eletrônico www.leiloeiropublico.com.br ou pessoalmente, no Auditório do Edifício Casa do Barão, à Avenida Othon Gama d’ Eça, 900, Torre B, no Centro de Florianópolis.

Para participar na forma online, o interessado deverá efetuar um cadastro prévio no site do Leiloeiro Público, enviar a documentação necessária e anuir às regras de participação dispostas no site para obtenção de “login” e “senha”, o qual validará e homologará os lances em conformidade com as disposições do Edital de Leilão Público.

Os veículos estarão à disposição dos interessados para visitação dois dias antes da realização do leilão, ou seja, 5 e 6 de julho, das 13h30 às 18h, na Rua Vereador Arthur Manoel Mariano, 501, no bairro Forquilhinhas, em São José. Os telefones de contato são: (48) 3287-2084 e 3287-2078. É permitida, exclusivamente, a avaliação visual dos veículos, sendo vedados o seu manuseio, experimentação, retirada de peças, etc.

Os 26 veículos que irão a leilão estão assim divididos: 17 Fiat Palio 1.0 2008/08; cinco Renault Grand Scenic 2.0 2008/2008, um 2007/2008 e um 2007/2007; um Uno Mile 1.0 2007/2008; um Renault Master furgão diesel 2008/2008; e um Logan 1.6 2011/2012. Os valores dos lances iniciais estão, na média, cerca de R$ 7 mil a menos da tabela Fipe, no caso do Palio; entre R$ 7 mil e R$ 10 mil a menos no caso do Scenic; R$ 10 mil a menos no Renault Master; R$ 5 mil a menos no Renault Logan; e R$ 6 mil a menos no Fiat Uno.

Experiência virtual é a aposta da Volkswagen para impulsionar vendas

28 de junho de 2016 0

VolksVirtual

Na hora de comprar um carro, antes de visitar uma concessionária para conhecer os modelos disponíveis, o consumidor lê reportagens e comparativos, procura as plataformas digitais das marcas, pesquisa preços e assiste a vídeos. E faz tudo isso, de sua própria casa ou no trabalho, pela internet, ambiente este que ganha cada dia mais relevância como vitrine de produtos e serviços, criando novos hábitos de consumo.

Segundo pesquisas encomendadas pelo Google, 81% das pessoas interessadas em adquirir um automóvel começam o processo de compra sem saber exatamente o que vão comprar. No meio do caminho, fazem pesquisas na web. Atualmente, o Brasil possui 120 milhões de pessoas conectadas à internet. Esse número comprova a importância do meio digital na decisão de compra de um carro, que cresce a cada ano. Consumidores passam cada vez mais tempo fazendo pesquisa sobre o produto na internet, recorrendo a diversas fontes de informação.

O aumento de interesse é ainda maior via mobile (74,2 milhões de brasileiros acessam a internet com smartphone), já que 41% das buscas por automóveis na web são feitas neste ambiente. Desta forma, o processo de compra se tornou muito mais rápido e prático para o cliente.Atenta às novas tendências, a Volkswagen do Brasil, em linha com a mais alta tecnologia e conectada como nunca, agora passa a oferecer aos consumidores a Volkswagen Virtual Experience: uma experiência imersiva no formato de “realidade virtual”, que proporciona ao usuário realizar uma visita com vista de 360 graus a um showroom virtual – pelo celular, tablet ou acessório VR (Realidade Virtual).

A ação inovadora permite que o consumidor veja detalhadamente os modelos da marca, por dentro e por fora, e tenha acesso a informações qualificadas sobre eles, ajudando o cliente a fundamentar melhor seu processo de decisão de compra.

— Assim como os produtos Volkswagen oferecem recursos tecnológicos cada vez mais avançados, o processo de busca por informações dos carros também precisa acompanhar esta evolução. A Virtual Experience é uma ferramenta que amplia a interação da marca com o consumidor, oferecendo ao cliente a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva que possibilita um melhor conhecimento dos produtos e seus diferenciais de uma forma mais profunda, auxiliando no processo de decisão de compra — diz o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro.

Ao mergulhar na tecnologia da Volkswagen Virtual Experience, criada pela agência AlmapBBDO, o visitante poderá ver detalhadamente cinco modelos da Volkswagen – up! TSI, Novo Gol, Fox, Golf e Jetta – por dentro e por fora, e obter todas as informações necessárias sobre eles. Depois de escolher o modelo, ele poderá efetuar a compra em uma concessionária da Volkswagen ou enviar uma intenção de compra.

BR-101 Norte terá trechos em obras nesta semana

27 de junho de 2016 0
BR-101

Filas poderão ocorrer em alguns pontos. Foto: Rodrigo Philipps

Cinco pontos do trecho Norte da BR-101 serão interditados parcialmente nesta semana para obras de fresagem, recomposição de pista, reconstrução de pavimento e drenagem. As informações são da Autopista Litoral Sul. Os motoristas que trafegam pela região devem ficar atentos aos pontos citados. Confira os locais onde serão realizadas as obras de reparo ou manutenção. Em Joinville, os trabalhos serão realizados apenas no período noturno e se concentram entre os kms 47 e 52.

Joinville
BR-101 – entre o km 47 e o km 52
Fresagem e recomposição da pista norte
Bloqueio de uma faixa no sentido Curitiba-PR – obras no período noturno

Araquari
BR-101 – no km 66
Obras de reconstrução de pavimento da pista norte
Bloqueio de uma faixa no sentido Curitiba

Barra Velha
Entre o km 81 e o km 81,5
Drenagem de pavimento
Bloqueio de uma faixa no sentido Florianópolis

Penha
BR-101 – no km 107
Reconstrução do pavimento da pista norte
Bloqueio de uma faixa no sentido Curitiba

Piçarras
BR-101 – no km 96,5
Drenagem do pavimento da pista norte
Bloqueio de uma faixa no sentido Curitiba

SUV da Jaguar 'passeia' sob duas rodas em evento no Reino Unido

27 de junho de 2016 0

FPace

O Jaguar F-PACE foi colocado à prova em mais uma impressionante exibição de controle e precisão. Depois de ter entrado para o Guinness Book como o primeiro SUV a completar um looping de grandes dimensões, em setembro do ano passado, o modelo fez neste sábado uma exibição em duas rodas durante o Festival de Velocidade de Goodwod, no Reino Unido.

Desta vez, o piloto Terry Grant conduziu o F-PACE em duas rodas pela famosa ladeira de Goodwood. Para impressionar ainda mais os presentes, o piloto Lee Bowers, que acompanhava a ação de dentro do carro, colocou seu corpo para fora do modelo e, pendurado na janela, saudou a multidão antes de o modelo cruzar a linha de chegada.

Mesmo para pessoas experientes, a exibição em duas rodas de um SUV dessas proporções requer muito tempo de planejamento. Os preparativos finais foram realizados na sede da Santa Pod Raceway, em Northamptonshire, apenas alguns dias antes do evento.

O F-PACE, primeiro SUV da Jaguar já se tornou o modelo de melhor venda no curto prazo da empresa. Em dez meses de pré-venda, cerca de 14 mil pedidos foram registrados. Todas as duas mil unidades da série especial First Edition disponíveis no mundo todo foram vendidas. O modelo traz 80% da sua estrutura em alumínio e todas as suas unidades são produzidas na fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, no Reino Unido.

Ferrari de US$ 5 milhões se envolve em acidente na Itália

26 de junho de 2016 0

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O dono de uma LaFerrari, avaliada em quase US$ 5 milhões (cerca de R$ 16 milhões), se deu mal ao participar de um rali de Ferraris na Cortina d’Amprezzo, na Itália. Ele perdeu o controle do carro numa reta e atingiu em cheio um pequeno Lancia Ypsilon e ainda derrubou a placa de um restaurante. A LaFerrari ficou suspensa sobre uma grande pedra e o Ypsilon destruído. Por sorte, ninguém ficou ferido no acidente. O estrago na LaFerrari foi relativamente grande e incluiu abertura dos air bags frontais.

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