
Richard Burton, Liz Taylor e o anel com o diamante The Krupp
Assunto deste final de ano, o leilão das joias (além de vestidos e outros objetos) da atriz Elizabeth Taylor, pela casa Christie’s de Nova York, rendeu US 150 milhões, com boa parte revertida para a causa pela qual ela dedicou seus últimos anos de vida, a pesquisa para cura da Aids.
Nos seus 79 anos de vida, Liz Taylor, que morreu em março passado, realmente usava as joias da sua enorme e valiosa coleção. A maioria presente do marido, por duas vezes, Richard Burton. A peça mais cara vendida na semana passada foi o colar com rubis, diamantes e a famosa pérola La Peregrina, joia feita pela Cartier que já pertenceu a rainha inglesa Mary I.


E amesma joia no pescoço da atriz
Rainha Mary I usando a pérola La Peregrina
E o célebre anel de diamantes The Krupp, também presente de Burton, em 1968, com pedra enorme de lapidação extraordinária, diziam, tinha o reflexo dos olhos na cor lilás de Liz, a sua maior joia.

Anel com diamante The Krupp em exposição no Metropolitan Musem em 1968

Liz usando o anel
O anel com a pedra de 33,19 quilates era usado quase diariamente pela atriz, e também nos filmes que fez depois de ganhá-lo. Esta e muitas outras das joias arrematadas no leilão eu vi de pertinho, junto com a jornalista Colaca Granjeiro, numa exposição no Metropolitan Museum, também em Nova York, em 1998. Mas nada como ver as joias no rosto e corpo da atriz como aqui nestas fotos.

