A notícia chegou mais tarde, mas a empresária e estilista Clô Orozco foi encontrada morta às 8h desta quinta-feira, após cair do 6º andar do prédio onde morava em São Paulo, no bairro Higienópolis.
Não era segredo que Clô estava passando por dificuldades financeiras. Nesta semana saiu matéria na Folha de S. Paulo sobre a crise que também não poupa a moda e sua indústria no Brasil. E citava uma reestruturação por parte de Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, mais a crise, antiga, da Huis Clos, grife criada por Orozco.
A maioria dos grandes estilistas e suas empresas estão mobilizados junto com a organização da SPFW para incluir o evento na Lei Rouanet, nos moldes que citei aqui no blog quarta-feira e na coluna desta quinta-feira no Diário Catarinense. Só não esperava que a crise passada por esta mulher que é um ícone da moda contemporânea, paulistana, fosse acabar com seu corpo caído numa calçada da sua cidade natal. Nascida Clotilde Maria Orozco de Garcia há 60 anos, era formada em sociologia e política. Começou a produzir moda nos anos 1970. E no final daquela década criou a Huis Clos.
ENTRE QUATRO PAREDES

Clô e a exposição "Entre uatro Pereds", com peças da sua grife, a Huis Clos. Fotos: Divulgações diversas
SOCIÓLOGA, SE INSPIROU EM SARTRE: Huis Clos é expressão inspirada numa peça escrita por Jean-Paul Sartre, traduzida no Brasil para “Entre quatro Paredes”. Este foi o nome da exposição retrospetiva da sua obra, em São Paulo, em 2010.

Desfile na SPFW
Em 2004 voltou a brilhar na SPFW, abriu loja top na Oscar Freire, em 2006 sua marca participou do showroom no Hotel Crillon, em Paris, promovido pela ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), e passou a exportar para multimarcas na Grécia (Simple Caracter, em Atenas) e Inglaterra (na Browns, em Londres). Em maio de 2006 lançou nova linha: a “huis clos,” (huis clos vírgula) com roupas para as horas de lazer. No mesmo ano inaugurou a primeira Huis Clos no Rio de Janeiro, no Fashion Mall.

Em seguida a Huis Clos começou a exportar para a Bélgica, Holanda e Luxemburgo, entre outros páises, e Clô Orozco lançou linha de mobiliário para a loja Micasa. Neste mesmo ano, 2007, a marca Huis Clos comemorou 30 anos marcantes no desenvolvimento de uma moda de qualidade, conteúdo, identidade brasileira, mas sem amarrações, com referências e pesquisas que remetem à várias outras formas de arte. Com a Clô era bem assim.

Roupas poderosas criadas em 2011

- Desfile da Huis Clos na SPFW em 2011

Vestidos de festa!
Para saber mais sobre esta criadora, vale procurar pela Biografia de Clô Orozco, que faz parte da segunda edição da “Coleção Moda Brasileira”, lançada pela editora Cosac Naify.
