Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

As facetas lúdica e técnica dos diamantes

11 de novembro de 2013 0

diamond_rendered_with_yafaray_by_anmmortal-red

Dicas e revelações do gemólogo Wander Matuk.

Wander Matuk - Foto:  Darline Rodrigues

Wander Matuk – Foto: Darline Rodrigues

O que define ou diferencia um quilate?

Um quilate ou 100 pontos é um diamante já bastante raro de se encontrar na atualidade, principalmente em função de sua pureza e simetria.

A lapidação influi até que ponto?

É sem dúvida o mais importante fator de classificação dos 4 C’s, o cut (outros fatores são color, clarity e carat weight). Quanto mais precisa a simetria e lapidação, maior será a dispersão da luz (lustre, flash e fogo), e o diamante, mesmo que seja de uma classificação mais inferior, terá muito mais brilho e vida.

As maiores reservas de diamantes do mundo?

Atualmente, África ( Botswana e África do Sul), Rússia, Índia, Canadá e Austrália. Têm se ouvido falar que na região de Roraima, precisamente na reserva dos índios Cinta Larga, há a maior reserva aluvional de diamantes de todo o planeta na atualidade. Mais recentemente a FUNAI leiloou, juntamente à Caixa Econômica Federal, U$98 milhões provenientes desta região, onde puríssimos diamantes afloram nos riachos e rios.

Todos os joalheiros do planeta dependem de apenas duas empresas?

Uma grande e poderosíssima empresa internacional controla todo o mercado mundial de diamante na atualidade, a De Beers. Ela detém o controle da compra e venda dos diamantes monopolizando seu preço de mercado e consequentemente influenciando o comércio das joias de diamantes. A De Beers e mais recentemente a Rio Tinto, esta em menor escala, compram e vendem cerca de 80% de toda a produção de diamantes do planeta.

Quais as principais lapidações?

Primeiramente defina-se os termos “diamante” e “brilhante”. Diamante é a pedra em si, encontrada em estado bruto na natureza. Brilhante é um tipo de lapidação redonda feita no diamante, compreendendo 58 facetas. Existem diversos outros tipos de lapidações, a “Fancy”, Princess, ou quadrada; Baguete, Esmeralda, Trapézio, Cushion, Triângulo, Coração, Estrela, Gota e muitas outras. A técnica de lapidação a laser tem evoluído muito nos últimos cinco anos, permitindo aos profissionais da lapidação a criação de diversos outros formatos de lapidações bastante arrojadas.

Alguns modelos de lapidação - Foto: Reprodução

Algumas das principais lapidações – Foto: Reprodução

Comments

comments

Envie seu Comentário