Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Bela Gil responde perguntas sobre maternidade e introdução alimentar infantil

03 de maio de 2016 4
Imagem: Reprodução.

Imagem: Reprodução.

 

Por Giane Guerra

 

Bela Gil está com oito meses de gestação. À noite passada, a apresentadora respondeu dúvidas de leitores sobre maternidade e introdução alimentar infantil. Foi no canal da Bela Gil no Youtube. Abaixo, algumas das perguntas e as respostas, mas tem muito mais no vídeo completo:

Contra náuseas da gravidez?

Bela Gil – Ameixa Umeboshi, super alcalino. Frutas cítricas. Principalmente, o limão. Mas também laranja, tangerina, suco com gengibre. Algumas mulheres com B12 baixa também dizem que sentem mais náusea. Então, uma suplementação pode ser bom.

Crianças podem tomar stevia e sucralose?

Bela Gil – Stevia sim! É uma plantinha, mas sem calorias. Só recomendo que seja de boa qualidade. Ou seja, que você consiga ela em pó ou o extrato da stevia sem qualquer outro tipo de adoçante. Já a sucralose, eu não recomendo. É um adoçante artificial, relativamente tóxico. Não sabemos o quanto absorve e, principalmente, para crianças não deve ser muito bom. Pode levar a problemas no fígado e no rim. Prefiro evitar.

Como você se protegeu do zika?

Bela Gil – Agora, não estou no Brasil. Mas fiquei um pouco assustado nos primeiros sete meses. Não deixei o pânico me tomar. Comia bastante inhame, que a gente sabe que neutraliza estes agentes, como dengue, zika, febre amarela. É um ótimo alimento para grávidas. Fazia meu própria repelente e passava de uma em uma hora. Era de óleo de coco, citronela, andiroba, cravo.

Dicas para introdução alimentar dos bebês?

Bela Gil – Começar com alimentos neutros. São in natura, leguminosas, ovo, carne de frango, peixe, frutas. Nem precisa colocar sal, nem açúcar. Nada com muito óleo. Eu fazia a papinha da minha filha com cereais e legumes cozidos juntos, passava na peneira e dava para ela. Faz com que as crianças tenham paladar mais neutro e, quando a gente introduz outros alimentos, elas sentem mais prazer e ficam mais curiosas. Quando você faz a introdução alimentar com papinha de banana, que já é super doce, a criança vai reclamar do mingau de aveia. Se for dar fruta, pode dar abacate (gordura super boa e não é muito doce), frutas cozidas (maçã, pêra…).

Quais alimentos ajudam na fertilidade?

Bela Gil – Pensa primeiro no que deixar de comer. Sugiro deixar de consumir leite e derivados, que não fazem bem para o sistema reprodutor.

Fale sobre alimentação na gravidez e influência no paladar do bebê?

Bela Gil – Tudo que a grávida come, o bebê sente. Por isso, tem que ser uma dieta super diversificada. O bebê será exposto e terá paladar mais aberto a novidades. Mas o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e a introdução alimentar são super importantes para o desenvolvimento e para prevenir doenças crônicas não transmissíveis. Se toma refrigerante, muitos processados, embutidos, é hora de deixá-los de lado.

O lanche da minha filha é a base de fruta, mas você disse que no frio não é indicado. Fiquei confusa.

Bela Gil – Dependendo da região, não é muito recomendado porque elas tendem a resfriar o corpo. Se você tem uma criança que pega muito resfriado, tem tendência a criar muco, não é bom ficar dando muita fruta fria. Principalmente, a banana, mesmo sendo prática e rápida. Aconselho frutas cozidas, pêssego cozido, pera no forno, maçã assada… Essas frutas têm uma relação mais adequada para este período do ano.

Fale sobre o açúcar no organismo da criança. Posso substituir pelo melaço a partir de um ano?

Bela Gil – O açúcar – não só na criança, mas em todos nós – é uma substância tóxica e vicia. Libera a dopamina, que é aquela substância de prazer instantâneo. Quando é uma coisa frequente, vicia. Gera uma perda de controle. Vira aquela pessoa: “eu preciso de um doce, senão o mundo acaba”. Isso não é legal. Fica com maior tolerância ao açúcar. Assim, como com o álcool. Logo, um pedacinho de chocolate não é suficiente e você vai  querer a barra toda. Pode levar a problemas desde depressão até sistema nervoso, problemas metabólicos. Uma criança com muito açúcar pode chegar na adolescência com diabete e obesidade. Se pode substituir pelo melaço… Pode, é da cana, rico em ferro e cálcio. Porém, segue sendo açúcar. Tem que ter cautela com qualquer tipo de açúcar, mas o branco refinado é o pior.

Para mulheres que não conseguem amamentar e não conseguem doação de leite materno, há outra opção que não o leite materno?

Bela Gil – Leite de cabra, o mais parecido com leite humano. É o que eu mais recomendaria.

===

Siga o @ladonatureba no Twitter.

 

Comentários (4)

  • Gustavo diz: 3 de maio de 2016

    Bela Gil é nutricionista ou médica?

  • Doutrinador diz: 3 de maio de 2016

    Me fiz a mesma pergunta.
    Ela é médica, nutricionista?
    No wikipedia só fala em apresentadora de TV.
    O pior é que as pessoas realmente acreditam nas besteiras dela, tipo aquela de substituir pasta de dente por açúcar mascavo.

  • Laís diz: 2 de setembro de 2016

    Nutricionista e médica especialista em fertilidade, obstetrícia e infectologia.

  • Andressa diz: 9 de setembro de 2016

    Que desinformação, não é nutricionista então favor não inventar o que falar. Não é indicado passar ma peneira alimentos na introdução alimentar.

Envie seu Comentário