Leitor pergunta. Lado Natureba responde.
Na sexta-feira, o blog Lado Natureba publicou um dossiê com avaliações sobre óleos e azeites.
Confira: Dossiê dos óleos e azeites – Qual escolher?
O leitor Luiz Fernando Dillmann, da empresa Irgovel, pediu que citássemos também o óleo de arroz. A vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas, Carmem Franco, já enviou a avaliação:
“Óleo de arroz – É semelhante ao óleo de soja, oliva e milho, apresentando apenas 20% de gordura saturada, bem menos que os óleos de palma e de coco. É rico em gorduras monoinsaturadas e as poli-insaturadas, consideradas protetoras por contribuírem com a redução do colesterol total e ainda aumentarem o HDL (colesterol bom).
Como em todos os óleos, seus benefícios dependem de consumo moderado, pois todos apresentam valor calórico semelhante, com 9 calorias por grama de gordura.
É ainda fonte de vitamina E possui ação anti-oxidante, ou seja, importante na prevenção de danos celulares, ajudando a combater o envelhecimento precoce.
Sua temperatura não deve ultrapassar 180ºC. Assim como qualquer outro óleo, não deve ser reutilizado, pois perde as propriedades benéficas a partir do momento em que começa a produzir fumaça.
Apresenta sabor ameno, não comprometendo as preparações.”
===
Siga o @ladonatureba no Twitter.
Gostaria de comentar alguns pontos importantes sobre o óleo de arroz. O seu ponto de fumaça é superior a 213°C. Tem presente além dos tocoferóis (alfa, beta e gama) os tocotrianóis (alfa, beta e gama). Muitos estudos relatam que as vitaminas E tem ações antioxidantes prevenindo a propagação dos radicais livres. Os tocotrianóis têm funções adicionais, estudos que relatam efeitos positivos ao sistema cardiovascular, e o seu efeito ao colesterol, já mencionado pelo blog.
A estabilidade do óleo de farelo de arroz é provavelmente devido aos efeitos protetores combinados de oryzanol, fitosteróis, esqualeno, tocoferóis e tocotrianóis. Estes fazem o óleo uma escolha Premium para fritura de alta qualidade produtos com sabores delicados, que vão desde batatas fritas (batatas fritas) ou lanches e alimentos de conveniência.
Adreano Spessato – Químico Industrial
Mais informações podem ser obtidas:
VEGETABLE OILS IN FOOD TECHNOLOGY: Composition, Properties and Uses
(capitulo 11 – Item 11.3-Rice Bran Oil)
FRANK D. GUNSTONE,
Editor
Blackwell Publishing
BAILEY’S INDUSTRIAL OIL AND FAT PRODUCTS
Sixth Edition
Volume 1
A John Wiley & Sons, Inc., Publication
Capitulo 10 Rice Bran Oil
Frank T. Orthoefer
Edible Oil and Fat Products:Chemistry, Properties, and Health Effects