Por Giane Guerra
Tem pressa para cozinhar e recorrer às massas tipo miojo? Mas acho que ganhar seis minutos não valem a pena. Só acho…
O macarrão instantâneo foi criado durante um período de guerra quando muita gente ficava horas na fila para comprar comida. Hoje, o Brasil é o décimo maior consumidor deste produto.
Alerta das nutricionistas do site Desrotulando (antigo Fechando o Zíper): o macarrão instantâneo é frito. Ou seja, concentra na massa a maior parte da gordura. Quase 30% do limite diário, em alguns casos.
“A mágica para a redução do tempo de cozimento é que no seu processo de fabricação, o macarrão é pré-cozido e depois FRITO para possibilitar a perda d’água e deixá-lo “sequinho” novamente. Essa simples ação acrescenta ao prato aproximadamente 115 calorias e 15g de gordura quando comparada a uma massa do tipo espaguete comum.”
Aliás, a gordura cozinha mais rápido do que a farinha. Portanto… não fique com a consciência tranquila porque não usa o tempero e “come só a massinha”.
Além da gordura, outro problema: muito sódio. Confira a comparação do Desrotulando: um pacotinho pode ter quase 70% do limite de sódio diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Sódio é um problema sério. Entre os prejuízos, a super conhecida hipertensão até a asma. Retenção de líquidos é outro problema que causa muito desconforto e é provocada pelo excesso de sódio.
Veja as notas dos tipos de macarrão instantâneo avaliados pelo Desrotulando:
Mas há algumas boas alternativas para experimentar:
…
Dica do Lado Natureba: Quando estou com pressa em casa, cozinho uma massa, corto um tomate, ralo uma cenoura em cima, coloco um ovo picado ou uma lata de sardinha. Ou refogo rapidinho o que tenho de legumes, coloco um azeite de oliva. Temperadinho com o que tem em casa. Nós e as crianças comemos e adoramos. Rápido, saudável e saboroso.
…
Leia mais:
Criança brasileira come muito biscoito recheado, macarrão instantâneo e bebida adoçada
Entenda a escala de alimentos – Do in natura até o ultraprocessado
Comida de criança – alimentos para substituir pães e biscoitos
Coca-Cola verde reduziu açúcar, mas aumentou o sódio
Nova fórmula do Danoninho reduziu o açúcar em apenas 2%
Achocolatados têm açúcar demais e cacau de menos
===
Siga o @ladonatureba no Twitter.
Melhor deixar de lado essas massas prontas onde somente coloca-se água quente e pronto. Quem cuida um pouco de si, não come esse tipo de coisa. Produtos com conservantes, corantes e todo tipo de “ante” que só fazem mal. Mesmo as opções “mais naturais” deixaria de lado.
….durante um período de guerra quando muita gente ficava horas na “filha” para comprar comida.
Não seria fila?
Esse alto teor de sódio é só da massa, ou da massa + tempero?