Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cheirar chocolate - Moda de inalar cacau pode provocar intoxicação

27 de junho de 2016 1

Por Giane Guerra

 

- Chocolate é para comer. Não inalar.

O alerta – bem enfático – é do otorrinolaringologista Renato Roithmann, da Comissão de Educação Médica Continuada da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e ex-presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia. A moda está rolando em festas no Canadá e na União Europeia, onde os frequentadores cheiram “linhas de cacau”. Substitui cocaína e ecstasy.

Chocolatier belga, Dominique Persoone criou um dispositivo chamado “atirador de chocolate”. Lança cacau em pó nas narinas por uma pequena catapulta. O aparelho foi criado em 2007 para uma festa dos Rolling Stones.

 

chocolate-shooter

Reprodução The Chocolate Line.

 

Os defensores dizem que é seguro e que libera substâncias que geram ondas de prazer e relaxam os músculos. Mas o blog Lado Natureba apurou que há risco sim.

O otorrino Renato Roithmann avisa:

- O revestimento interno do nariz, a mucosa nasal, é muito sensível e reage facilmente. Inalar cacau pode provocar sintomas de rinite: secreção nasal (corrimento nasal), espirros, coceira e nariz entupido.

Sendo que 25% da população tem sensibilidade no nariz.. E mais: a mistura que o pessoal tem inalado usa mentol junto com o cacau, que é o que provoca a sensação boa no nariz. Estimula receptores específicos produzindo esta sensação de nariz mais aberto.

Roithmann diz que não há literatura médica específica sobre essa prática… Mas sabe-se que esta inalação pelo nariz pode chegar à traqueia ou aos pulmões, provocando intoxicação.

- Aí sim poderemos ter problemas. Há relatos de aspiração de cacau de forma inadvertida por crianças e que provocaram quadros respiratórios agudos com falta de ar e necessidade de atendimento de emergência.

Estudo realizado na Croácia em 1998 mostrou que trabalhadores de fábricas de chocolate apresentaram mais quadros de rinite e de outros distúrbios respiratórios do que a população normal. Provavelmente, por inalarem o produto.

 

Então, vamos comer cacau? Comer!

Cacau é para comer e, aliás, faz muito bem.

A Sociedade de Cardiologia de São Paulo, por exemplo, diz que o cacau é rico em substâncias vasodilatadoras que ativam uma enzima que aumenta a produção de óxido nítrico pelo endotélio. Ou seja, ótimo para combater a hipertensão. O efeito hipotensor foi observado após duas horas e manteve-se por até duas semanas após o seu consumo.

Dez alimentos – deliciosos – para combater a hipertensão

Mas atenção! Consuma o cacau puro ou o chocolate com, no mínimo, 70% cacau! Os outros são cheios de açúcar e porcarias. Principalmente, achocolatados.

Ó:  Achocolatados têm açúcar demais e cacau de menos

===

Siga o @ladonatureba no Twitter.

Comentários (1)

  • JAntonio diz: 27 de junho de 2016

    Parabéns pelo Blog,
    Excelente ideia, como sou adepto e praticante da alimentação saudável (macrobiótica, orgânica e vegan) há muitos anos parabenizo pela criação do Blog. Com certeza temos muitos temas legais e de interesse para os que desejam e têm preocupação com a sua saúde e, em parelelo, poderá se contribuir com um corpo esbelto e saudável.
    Sucesso

Envie seu Comentário