Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por que não dar miojo para crianças?

07 de setembro de 2016 1

Por Giane Guerra

 

 

Foto: CC0 Public Domain.

Foto: CC0 Public Domain.

 

 

Mais um post da série do Lado Natureba para alertar sobre alimentos que não devem ser oferecidos para crianças. Parceria com a nutricionista infantil Fabíola Frezza Andriola, que conduz a página Sabores do Bem – BLW e Introdução Alimentar Participativa.

 

Por que não dar miojo para crianças?

Macarrão instantâneo, tipo lámen ou, como é mais conhecido, miojo. Pesquisa da Kantar já mostrou que 62% do consumo deste tipo de massa no País é feito por famílias com crianças. O consumo é maior ainda na Região Sul.

Relembre: Criança brasileira come muito biscoito recheado, macarrão instantâneo e bebida adoçada

O popular miojo é um alimento da categoria industrializado ultraprocessado. Além disso, a nutricionista Fabíola Andriola alerta que tem muitos aromatizantes, corantes e conservantes.

- E tem cinco vezes mais gordura do que um macarrão tradicional. Tem ainda o glutamato de sódio, que é um realçador de sabor. Além de ser prejudicial à saúde, vicia o paladar.

 

Mas só como a massinha…

Muitos dizem que não comem com o tempero, acreditando que o problema está só ali. Mas a massa é feita basicamente de gordura e sódio, além de frita antes. Isso permite que cozinhe rápido.

 

Sódio

Sódio é um problema sério. Entre os prejuízos, da super conhecida hipertensão até a asma. Retenção de líquidos é outro problema que causa muito desconforto e é provocada pelo excesso de sódio.

- Esses miojos têm quantidades assustadoras de sódio. Algumas marcas têm 1.700 mg de sódio, sendo que a recomendação é de 2.000 mg por dia. Um exagero para adultos e que é ainda mais prejudicial para crianças. – alerta a nutri.

 

Gordura

A gordura usada para deixar o macarrão instantâneo naquela textura macia é a vegetal. Como muitos fabricantes não descrevem qual tipo, a tendência é que seja a hidrogenada, que é a pior gordura.

- Na infância, fazemos o que chamamos de “memória celular”. Crianças que têm aumento grande das células adiposas nessa faixa etária ficam com chances gigantes de ter obesidade na fase adulta. Celulas de gordura não são eliminadas no emagrecimento. Apenas murcham.

 

Mas é prática!

Mas será que esses poucos minutos valem à pena? Um miojo fica pronto em três minutos. Mas há boas massas integrais no mercado que ficam prontas em seis ou oito minutos.

Mesmo que não sejam integrais, há massas brancas à venda que são só farinha e água, sem aditivos e até mesmo sem sal. O consumidor coloca a quantidade de sal que deseja no molho ou na água do cozimento.

Quem gosta do formato da massinha, a nutri Fabíola Andriola sugere a massa bifum, feita de arroz e água. E fica pronta em dois minutos!

Dica do Lado Natureba: Quando estou com pressa em casa, cozinho uma massa, corto um tomate, ralo uma cenoura em cima, coloco um ovo picado ou uma lata de sardinha. Ou refogo rapidinho o que tenho de legumes, coloco um azeite de oliva. Temperadinho com o que tem em casa. Nós e as crianças comemos e adoramos. Rápido, saudável e saboroso.


Posts anteriores:

Por que não dar bolacha maria e de maisena para crianças?

Por que não dar salsicha para crianças?

Por que não dar achocolatado para crianças?

Por que não dar gelatina para crianças?

Por que não dar suco de caixinha para crianças?

Por que não dar mingau pronto e engrossante para crianças?

Por que não dar “inhos” para crianças? Não valem por um bifinho.

 

===

Restaurantes precisam caprichar mais no menu kids

Kinder Ovo está proibido e McLanche teve que mudar pela saúde das crianças do Chile

Dá pra ver na televisão que é gostoso! – diz menina em pesquisa sobre publicidade de alimentos

Criança brasileira come muito biscoito recheado, macarrão instantâneo e bebida adoçada

Criança saudável – O que fazer quando o amigo do filho só come guloseimas

Quatro alimentos essenciais na papinha dos bebês

Bela Gil responde perguntas sobre introdução alimentar infantil

Alimentação infantil – arroz e feijão não são suficientes

===

Siga o @ladonatureba no Twitter.

 

Comentários (1)

  • LUCIANO SOUSA diz: 10 de outubro de 2016

    Muito me salvou antes e depois da ressaca!!!!

Envie seu Comentário