Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Leitores perguntam - Crianças podem beber leites vegetais? Substituem o leite de vaca?

05 de outubro de 2016 0

Por Giane Guerra

 

 

Foto: Diego Vara / Agência RBS.

Foto: Diego Vara / Agência RBS.

 

 

Este foi um post feito a pedidos e que teve um grande alcance: Leite de vaca X Leite artificial – Qual o melhor a partir dos 2 anos de idade?

Ninguém questionou até agora a vitória de 6 a 0 do leite de vaca sobre o leite artificial (fórmulas e complementos lácteos). Mas muita gente defendeu – e perguntou sobre – os chamados “leites” vegetais. São bebidas feitas a partir de aveia, castanha, nozes, coco, semente de girassol, gergelim, linhaça, quinoa…

Pois o pessoal quer saber se são recomendados para crianças. A gente levou a dúvida para a nutricionista infantil Fabíola Frezza Andriola, especialista em comportamento alimentar.

Vamos à resposta:

“Para começar, até os dois anos, aleitamento materno é sempre o ideal. Se mama no peito, não precisa de leite artificial.

Mas o leite vegetal pode ser um complemento interessante antes dos dois anos. Mas como complemento, sendo mais um alimento novo e nutritivo.

Já um bebê que não recebe mais o leite materno antes de um ano, a sugestão é manter a fórmula infantil. É leite de vaca modificado, com alguns nutrientes específicos desta idade. Não há todos esses nutrientes no leite vegetal.

A partir de um ano, os leites vegetais podem entrar no cardápio do bebê. Não há um tipo mais completo do que o outro. Os nutrientes são diferentes em quantidade. Então, o melhor é diversificar.

Importante: não há contraindicação para leites vegetais para crianças. Antigamente, havia receio, principalmente, quanto às fontes oleaginosas, como castanhas e nozes. Por causa do risco de alergia. Mas a recomendação hoje é oferecer, pelo menos, já a partir de um ano, de forma gradativa e não diária. Usar o bom senso.

Opção boa para antes de um ano é usar nas preparações de alimentos em substituição ao leite de vaca, que não é recomendado até um ano. Por exemplo, o bebê mama no peito e a mãe quer fazer um bolinho, pão ou panqueca. Pode usar o leite vegetal substituindo o leite de vaca.

Depois de dois anos, o leite de vaca é mais indicado do que o leite artificial (Compostos lácteos e leites artificiais. Ver post linkado acima.). Mas, se a família não toma leite de vaca, pode trocar sim por leites vegetais. Variando o tipo, claro. Só que o leite de soja é o que eu menos recomendo.

Em tempo: A expressão leite é usada para os leites vegetais também pela riqueza de nutrientes. Inclusive, o cálcio tão procurado no leite de vaca. Mesmo que o leite em si tenha origem de mamíferos.”
Leia também:

Receita – Leite de coco caseiro

Amamentação Prolongada – Por que é recomendado amamentar por dois anos ou mais?

Tenho diabete gestacional. E agora?

Dicas para pais que trabalham e querem cozinhar as refeições dos filhos para a semana toda

Comida de criança

Pediatra indica dar sardinha já na introdução alimentar do bebê

“Melhor dar enlatada do que não dar sardinha para seu filho”, esclarece pediatra sobre polêmica

Alimentação infantil – E quando a gente começou errado?

 

===

Siga o @ladonatureba no Twitter.

E também curta o Facebook do Lado Natureba.

Envie seu Comentário