Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Leitora pede avaliação de duas marcas de macarrão instantâneo com apelo saudável

09 de janeiro de 2017 0

Leitor pergunta. Lado Natureba responde.

O macarrão instantâneo tradicional – popular miojo – é um alimento da categoria industrializado ultraprocessado. Costumam ter muito sódio e gordura na própria massinha. No tempero, então, tem mais ainda, incluindo conservantes bem ruins.

Leia mais sobre isso aqui: Por que não dar miojo para crianças?

Então, a leitora Karolina pediu para o blog uma avaliação de duas marcas de macarrão instantâneo que ela encontrou para comprar e que têm um apelo no rótulo de serem mais saudáveis:

 

4a59f95c-cb73-4179-8719-c5202a40638c b7319a37-06ee-42d9-940b-5fc17129bd16 ecb36f77-2c9f-4618-ac01-98d0b2aaff00 e3af5821-0ab2-494f-a7bf-ae9364fad0e1
E a gente repassou para a Bianca Canci, nutricionista que está se especializando em construir e analisar tabelas nutricionais e, é claro, as famosas listas de ingredientes:

Nutri Bianca Canci - A lista de ingredientes é “menos pior” que os miojos da vida… Pelo menos, a do macarrão é bem simples. Mas no tempero sempre vai ter algum item químico não tão natureba assim. Por exemplo, na primeira opção, o de carne: corante natural cúcuma e urucum. Ok. Entretanto, temos maltodextrina e também açúcar. O cloreto de potássio parece estar substituindo o cloreto de sódio, que é o sal comum. Mas, na porção, ainda temos quase 1g de sódio. A recomendação é de 6g/dia de sal ou 2.400mg de sódio. O de frango, de químico, só tem os aromas. Mas temos que observar que, na natureza, não existe frango em pó ou desidratado. Teria que ver o processo que a indústria usa para obter estes produtos. É simplesmente a retirada de água ou vai algum produto químico junto?

*** E compartilho com vocês o resto do meu diálogo com a nutri:

Blog Lado Natureba - Por que essa magia em volta do macarrão instantâneo, né?

Nutri - Estes produtos vieram com o “brilho” da praticidade. Só que uma massa comum leva, em média, sete minutos para ficar pronta. Enquanto ela cozinha, podemos juntar o que temos legumes na geladeira, fazer um refogado e jogar na massa.

Natureba - Exato! Muito mais saudável. No sábado, cozinhei uma massa integral em menos de dez minutos. Na panela do lado, esquentei sardinha de lata, pedaços de tomate e um resto de cenoura cozida que estava na geladeira. Almoço saudável no prato em menos de meia hora.

Nutri - Boa! Quando temos preguiça, é só refogar o que tem de sobra na geladeira e colocar na massa. Massinha com refogado!

Natureba - Marido elogia e eu digo: “Aproveita porque não faço ideia de como fazer essa receita de novo.”

Aliás, a própria marca Mossmann opções legais de massas tradicionais. Sem a necessidade de ser instantânea e ganhar alguns minutos no cozimento.

===

Leia mais:

Receita – Nuggets caseiro de peixe

Criança brasileira come muito biscoito recheado, macarrão instantâneo e bebida adoçada

Mito ou verdade – Farinha ajuda a eliminar a gordura do churrasco?

“Zero trans”? – A gordura trans que você não vê nos alimentos

Dez industrializados para comer e oferecer para crianças sem preocupação

Dez coisas que crianças não devem comer. Veja opções melhores.

===

Siga o @ladonatureba no Twitter.

E também curta o Facebook do Lado Natureba.

 

 

Envie seu Comentário