Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fatos sobre a asma

27 de junho de 2012 0

Conhecida como bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite, a asma é uma doença respiratória crônica que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, atinge em torno de 10% da população – 20 milhões de pessoas, causando cerca de 300 mil hospitalizações por ano. Com o clima aqui do Sul, é impossível não conhecer alguém que sofra com asma, não é? Aprenda mais sobre a doença com as informações do presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul, Marcelo Tadday Rodrigues.

- As características da asma são episódios repetidos de falta de ar, chiado, sensação de aperto no peito e tosse. Estes sintomas são mais comuns durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

- A asma não tem cura, estando presente no paciente mesmo quando não há manifestação dos sintomas. Porém, pode ser efetivamente tratada, permitindo ao paciente uma vida normal.

- O melhor tratamento para a asma é feito via inalatória, ou seja, o paciente respira o medicamento, que vai agir diretamente no pulmão. Estão incluídos aí os inaladores de pó seco, as cápsulas inalatórais e os sprays, mais conhecidos como bombinhas.

- Vale dizer que as bombinhas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não viciam, não atacam o coração e não matam.

Envie seu Comentário