Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Natal e Ano-Novo: fuja das gafes!

23 de dezembro de 2012 0

ANAH FERRAZ
anahferraz@gmail.com

As festas de final de ano deveriam ser uma alegria só, mas, muitas vezes, as reuniões entre familiares e amigos podem ser constrangedoras. Saias justas podem aparecer na hora do amigo secreto, durante a ceia ou até na hospedagem de quem vem de longe. Por isso, a consultora de etiqueta Neca Gonzaga esclarece dúvidas sobre como devemos nos comportar para o clima não pesar, evitando gafes com educação e gentileza. Fique esperta para ter um Natal maravilhoso e entrar em 2013 com muita paz e harmonia!


Tenho que dar presente pra todo mundo que está na festa?


Com certeza, não! Hoje, é muito comum a prática do amigo secreto para reuniões de Natal em grupos de amigos e até familiares. A ideia é resgatar o espírito natalino, e os presentes são apenas um símbolo desta confraternização. O melhor é informar-se bem para ver qual o acerto para a festa e evitar imprevistos.


Devo levar alguma coisa, como comida e bebida, ou oferecer dinheiro?

O mais simpático e educado é entrar em contato com os anfitriões e saber qual o prato de comida mais indicado para contribuir para a ceia, assim também com as bebidas. Se os anfitriões disserem para não trazer nada, que tudo é por conta deles, apenas agradeça. Para retribuir a gentileza, leve alguma lembrança para os donos da casa. Não ofereça dinheiro, para evitar ofensas.

Devo me oferecer para lavar a louça depois da festa?
Se for uma festa com pessoas de sua família ou muito próximas, com as quais você tem intimidade, até é valido. Caso contrário, nem pense nesta possibilidade, você é uma convidada!

Como driblar a saia justa de encontrar pessoas indesejadas?
Esta situação deve ser contornada com muita naturalidade. Não esqueça que é uma noite de confraternização, o espírito natalino deve prevalecer. Se, por acaso, isto acontecer, procure ficar junto das pessoas que você tem mais afinidade e não deixe que isto interfira na sua comemoração.

A pessoa que vai receber deve tomar quais cuidados?


Quem recebe deve estar preparado para que não faltem comida e bebidas geladas, e ter todo o cuidado para que as pessoas sejam bem recebidas e servidas com atenção. Interagir com os convidados e oferecer uma boa música para animar a festa também é fundamental.


Crianças sempre ganham presente?
É de bom-tom que crianças ganhem presentes. Pode ser apenas uma lembrança, algo simples e barato, mas que possa demonstrar sua educação além de afeto pelos pequenos.


Se for na festa por obrigação e não quiser ficar muito tempo, qual melhor maneira de agir?
Nesta época é muito natural as pessoas terem mais de uma festa para participarem. Então, use esta desculpa, porque mesmo que não seja verdade ninguém vai duvidar.

Pode-se levar pessoas não convidadas de última hora?
Não é recomendado. Quem recebe esta contando com um número de convidados confirmados, imagine se cada um levar mais alguém de ultima hora? O certo é ligar e perguntar para não parecer mal educado e nem constranger quem está oferecendo a festa.

Envie seu Comentário