Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cantinho da Mamãe: Que exame é esse?

03 de julho de 2013 1

Nesta semana, Vanessa Martini conta as novidades do início de gravidez e desvenda um exame de nome bem assustador. Confira!

Oi, meninas! Estou de volta. Andei cheia de trabalho nos últimos dias, mas não esqueci daqui não, viu?

O baby já completou dez semanas e andei sofrendo com alguns enjoos que resolveram aparecer. Mas estou levando bem e sinto que melhorando a cada dia.

No final da semana passada retornei ao médico para mais uma consulta. Ele disse que está tudo bem conosco (apesar de ter emagrecido um pouco por causa dos enjoos) e agora o próximo passo seria fazer um exame que, pelo nome, assusta um pouco: ecografia de rastreio de anomalias fetais cromossômicas. É de assustar ou não?

Saí de lá pensando mil coisas e fui pesquisar para descobrir o que era, né? Liguei para agendar o exame e já enchi a moça do hospital de perguntas. Também recorri à velha e boa internet e pedi umas dicas pra Lis, nossa querida Lady aqui do blog que já é mãe de um gatinho de três anos e tem me passado dicas bem bacanas.

Acabei descobrindo que o teste tem esse nome estranho mesmo, mas que serve para detectar um monte de coisas beeem necessárias. Geralmente é feito entre a 11ª e 13ª semanas e serve para detectar, como o próprio nome já diz, anomalias genéticas no bebê, como a síndrome de Down.

A Lis já me avisou que provavelmente não dormirei no dia anterior ao exame, e se bem me conheço, não vou mesmo. Mas é bacana saber que hoje em dia temos tantos recursos para cuidar de nós gestantes, né?

Além do que, parece que o exame ainda pode arriscar (sem muita certeza) o sexo do bebê. Será? Tomara! Pois já ando louca para saber o que é. E lá em casa isso já virou até assunto de debate (risos).

Mas isso é história para um próximo capítulo…

Ah, e depois eu conto como foi o exame!

Ecografia é fundamental para saber da saúde do bebê

Comentários (1)

  • Jaque diz: 3 de julho de 2013

    Oi Vanessa, seja bem vinda a turma de novas mamães…realmente o nome do exame assusta e a finalidade dele tbm e com certeza não dormimos direito até chegar o dia do exame…e é legal levar o futuro papai junto pois é a 1ª eco que vemos o nosso baby mais claramente….ah e quanto ao sexo, os médicos dizem quando há aproximadamente 80% de chance…o meu acertaram é um menino…hoje estou com 6 meses. Boa sorte!

Envie seu Comentário