Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Alimentos que ajudam as mamães que amamentam

01 de agosto de 2013 1

A primeira semana de agosto marca o debate sobre a importância do aleitamento materno – nunca é demais lembrar que o leite materno é o alimento mais importante nos primeiros meses de vida da criança.

É fundamental para o bebê, que tem a sua imunidade reforçada, e para a mãe, que retorna ao peso do pós-parto com facilidade. Sem falar na troca de carinho e confiança que acontece durante a amamentação, que é indescritível.

A nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde, enumera os alimentos que devem ser consumidos pelas mamães que amamentam:

- Linhaça e óleo de peixe: contribuem para o desenvolvimento cognitivo do bebê, QI mais alto, melhor linguagem e habilidades de comunicação e diminuição das taxas de alergias e asma.


- Frutas vermelhas e roxas: possuem alto teor de antioxidantes que têm sido relacionados com saúde vascular, da visão e cerebral.


- Probióticos (Yakult e similares): um intestino saudável melhora a absorção de nutrientes e ajuda na liberação de toxinas, levando a benefícios para a saúde da mãe e melhorando a qualidade do leite.


- Proteínas: participam da formação e do crescimento do bebê. O melhor é variar as fontes de proteína, priorizando as de origem vegetal, como soja, ervilha, lentilha e feijões, frutas oleaginosas (nozes, castanhas, etc) e laticínios. Caso a opção seja as de origem animal, frango orgânico e peixe são melhores sugestões.

- A ingestão de líquidos na forma de água, sucos naturais, água de coco é fundamental para garantir a produção do leite.

- Abacate: fonte de gorduras monoinsaturadas, que são benéficas ao organismo, melhorando a qualidade do leite. Fonte também de luteína, nutrientes importante para a saúde ocular.
- Oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas, pistache): excelentes fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, antioxidantes e proteínas.


DICA DA NUTRICIONISTA: fique atenta aos sinais dados pelo bebê. Se observar que ele apresenta cólicas, retire do cardápio, por duas semanas, alimentos que desconfie que possa estar causando algum mal estar na criança.

Comentários (1)

  • Lisandra diz: 1 de agosto de 2013

    Para meu Amor!

Envie seu Comentário