Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Salões de beleza: fique esperta para não contrair doenças

06 de agosto de 2013 0

Uma simples ida ao salão de beleza para arrumar o cabelo ou fazer as unhas pode causar uma série de problemas, se não forem respeitadas algumas normas de higiene. Por isso, é sempre bom ficar atenta aos locais que você frequenta. Confira um guia sobre o assunto, com informações da dermatologista Miriam Sabino.

Doenças que podem ser contraídas:


Micose
Pode ser transmitida por meio de cortadores, espátulas, alicates de cutículas e de unhas, toalhas úmidas e lixas que tenham tido contato com qualquer unha contaminada.


Dermatite Seborreica
Pode ser contraída por meio das escovas de cabelo. A doença ataca o couro cabeludo sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam. Para tratar a doença existem medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo capazes de controlar os sintomas.

Dermatite de Contato
Algumas substâncias químicas usadas em salões de beleza pode irritar a pele. A reação alérgica ocorre quando a pessoa é exposta a uma substância ou material ao qual é muito sensível ou alérgica. A alergia não é imediata e pode ser manifestar de 24 a 48 horas após a exposição. Geralmente, ocorre uma inflamação na pele que traz irritação leve, vermelhidão e feridas abertas.


Impetigo
A transmissão pode ocorrer ao compartilhar materiais contaminados, como toalhas, lençóis, protetores de maca e de cadeira, espátulas e outros instrumentais. O impetigo é uma infecção superficial da pele causada por bactérias.


Previna-se

- Observe se a manicure usa luva descartável;

- Lixas e palitos têm que ser descartáveis;

- Instrumentos metálicos, como alicates e espátulas, exigem um cuidado especial. É necessário lavá-los com água, sabão e uma escova. Após este procedimento eles estão prontos para a esterilização;

- Esterilizar os instrumentos metálicos em estufas. Este procedimento deve durar de 1 a 2 horas;

- Selecione bem o local que irá fazer suas unhas e, de preferência, leve um kit de instrumentos toda vez que for a um salão de beleza.

Envie seu Comentário