Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Receitas caseiras para unhas lindas e saudáveis

23 de outubro de 2013 0

unhas

Manter as unhas bonitas e saudáveis não é fácil quando faz parte da rotina digitar, lavar louça e limpar a casa, entre outras tarefas que exijam o constante uso das mãos. Com alguns cuidados, no entanto, é possível prevenir males como unhas fracas, quebradiças e amareladas. Certas medidas preventivas são regrinhas básicas, como usá-las curtinhas quando a rotina envolve digitação, assim como usar luvas para qualquer tipo de limpeza ou atividade que necessite o uso de fórmulas químicas.

Quem rói ou tira o esmalte com as próprias unhas e usa alicates não higienizados acaba criando ou estimulando problemas. Confira aqui algumas receitinhas caseiras para cuidar das unhas. Porém, fique atenta: se não melhorar, procure ajuda médica, pois problemas nas unhas podem ser consequência de outras doenças.

 

Para fortalecer:
Doenças crônicas e o excesso de medicamentos podem enfraquecer as unhas. Se não for o caso, experimente misturar um pacotinho de gelatina sem sabor com uma colher de sopa de óleo de amêndoas. Guarde em um pote fechado em temperatura ambiente. Massageie diariamente essa mistura nas unhas para ajudá-las a crescerem e ficarem fortes.

Unhas quebradiças:
Uma vez por semana, aplique óleo de amêndoas nas unhas e nas mãos, cubra com meias ou luvas e durma com elas.

Unhas amareladas:
Consequência muito comum em quem não fica um dia sem esmalte e não deixa as unhas respirarem. O ideal é deixá-las ao natural por, ao menos, um dia. Entretanto, para quem não consegue viver sem uma corzinha nas mãos, a dica é uma vez por semana tirar o esmalte à noite e só pintar de novo  no dia seguinte. Além disso, usar sempre base antes para proteger. O  uso constante de esmaltes escuros pode causar manchas nas unhas e não fortalecer, como muita gente acredita.
De qualquer forma, vale tentar as seguintes técnicas: corte um limão ao meio e esfregue  unha por unha, deixando todas as unhas molhadas pelo suco do limão. Passados alguns minutinhos (de cinco a dez), lave com água corrente para retirar qualquer resquício, já que em contato com o sol pode manchar a pele. Outra saída é colocar uma ou duas colheres de água oxigenada dez volumes diluídas em um potinho com água morna. Deixe de molho por mais ou menos cinco minutos e, depois, lave bem em água corrente.

Unhas fortes e brilhantes:
Misture duas colheres de chá de sal, duas colheres de chá de óleo de rícino e uma colher de chá de óleo de germe de trigo. Guarde em uma garrafa. Agite bem antes de usar. Esfregue uma pequena quantidade nas unhas, deixe descansar de três a cinco minutos e remova completamente. Se necessário, aplique mais óleo de rícino.

 
Texto: jornalista Anah Ferraz

 

Envie seu Comentário