Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Diabetes gestacional: fique alerta

12 de novembro de 2013 0

gravida

Nesta semana em que o dia 14 é lembrado como Dia do Controle e Prevenção do Diabetes, é legal falar sobre uma doença que acomete muitas futuras mamães – aconteceu comigo, inclusive: o diabetes gestacional.

Durante a gravidez, os hormônios da gestante podem impedir que a insulina cumpra a sua função e, quando isso acontece, os níveis de glicose podem aumentar no sangue, o que é perigoso tanto para a mãe quanto para o bebê.

Segundo a ginecologista Paula Bortolai, a diabetes gestacional geralmente começa na metade da gestação e, na maioria das vezes, desaparece após o parto. Por isso, é importante que todas as grávidas façam o teste oral de tolerância à glicose entre a 24ª e a 28ª semana de gestação, para verificar a taxa de glicemia. Aquelas que possuem fatores de risco para a doença devem fazer o teste antes do período.

Dentre os principais sintomas, estão o ganho de peso excessivo da mulher ou do bebê, inchaço, aumento exagerado no apetite, vômitos incontroláveis, infecções frequentes na bexiga, na vagina ou na pele, vontade de urinar frequente, visão turva, muita sede e fadiga.

Se a doença for constatada, o médico deverá acompanhar atentamente a futura mamãe e o bebê, para que sejam evitadas complicações como aborto espontâneo, pré-eclâmpsia e riscos de infecção urinária ou respiratória.

Com uma dieta bem controlada e um acompanhamento dos níveis de glicose bem efetivo, é possível ter um parto e uma gestação saudáveis.

Envie seu Comentário