Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Como fazer gotejador caseiro para molhar plantas durante viagens?

09 de janeiro de 2015 12

estado de minas lugar certo

Dicas para deixar suas plantas e flores bem cuidadas em casa enquanto você viaja de férias, são um dos destaques hoje no Caderno Lady, encartado no jornal Diário Gaúcho. Existem várias maneiras, desde as mais simples até inovações tecnológicas. Um dos métodos caseiros mais usados e bem elaborados é o gotejador caseiro com mangueira de soro fisiológico que deve ser adaptado a uma garrafa PET ou um galão de água. Um ótimo sistema de irrigação que molha as plantas de forma lenta e contínua, evitando o acúmulo de água. Pode ser implantado em vasos, hortas e jardins e é muito utilizado por pessoas que vão viajar ou sem condições para ter cuidados diários com suas plantinhas. A garrafa de dois litros dura cerca de duas semanas, mas também é possivel usar um galão de cinco litros. Veja como fazer!

• Garrafa PET de 2 litros ou galão de cinco litros;

• Mangueira para soro fisiológico;

• Chave de fenda;

• Estaca de madeira;

• Barbante de seis fios;

• Tesoura.

1º  Com a chave de fenda, faça um furo no centro da tampa da garrafa, tomando cuidado para que ele não fique muito grande. Depois, coloque uma das extremidades da mangueira na tampa.

Como-fazer-gotejador-caseiro-para-plantas1

2º Corte um retângulo na base da garrafa, deixando um dos lados presos, para que esse espaço possa ser fechado depois que garrafa for abastecida com água.

Como-fazer-gotejador-caseiro-para-plantas3

3º  Com o barbante, prenda a garrafa em uma estaca de madeira e a posicione-a próximo à planta que deve ser irrigada. Fixe a outra extremidade da mangueira no tronco da planta e ajuste a vasão pelo controlador. Está pronto!

Como-fazer-gotejador-caseiro-para-plantas2   Como-fazer-gotejador-caseiro-para-plantas4

Caso deseje algo mais rápido e prático, você pode optar pela utilização de uma ponteira para rosquear e que pode ser encontrada em floriculturas. Basta virar a garrafa de cabeça para baixo e fazer furinhos na base e um na tampa. Fixe a garrafa em uma estaca de madeira próximo da planta. Com isso, a ponteira libera a água e as plantas são irrigadas. Pode ser feito com qualquer outra garrafa plástica que você tem em casa, desde que ela seja um pouco mais durinha e esteja bem limpa.

CONSCIENCIA com cienciapg_garrafas

Texto: Anah Ferraz

Fotos: Ecodesenvolvimento, Estado de Minas Lugar Certo, Consciência com Ciência

Comentários (12)

  • jair peres diz: 9 de janeiro de 2015

    se a garrafa fica 2 semana com água , o Corte um retângulo na base da garrafa teria que ser, mínima, pois temos que prevenir o mosquito da dengue…………

  • Jonatas Peixoto diz: 9 de janeiro de 2015

    Jair peres no texto informa que o corte será tampado após encher a garrafa com água.

  • Mika diz: 9 de janeiro de 2015

    Gostei da ponteira. Onde posso encontrar? E quanto custa?

  • Eduardo do Beira Rio diz: 9 de janeiro de 2015

    Interessante, gostei!

    Eu quero ver se faço isso, mas, por favor, tirem uma dúvida:
    Para uma garrafa de dois litros durar duas semanas, como devo regular o gotejador?
    Um pingo a cada segundo?
    Um pingo a cada 5 segundos?
    Um pingo a cada 30 segundos?
    Um pingo a cada minuto?

    Ou…?

  • Isla Sementes diz: 9 de janeiro de 2015

    Ótima matéria! Parabéns, Diário Gaúcho! O nome do gotejador é Rega Fácil e está à venda pelo nosso televendas e site. As informações sobre a regulagem estão na embalagem do produto. Abraços.

  • almiro diz: 9 de janeiro de 2015

    MIKA, EU SEI QUE VOCE GOSTOU DA PONTEIRA, MAS O USO DELA E PARA IRRIGAR AS PLANTAS, VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIU

  • Luiz H. S. Valente diz: 10 de janeiro de 2015

    Há! Há! Há! “MIKA, EU SEI QUE VOCE GOSTOU DA PONTEIRA, MAS O USO DELA E PARA IRRIGAR AS PLANTAS, VIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIU”! Boa essa!

  • Gabriel diz: 10 de janeiro de 2015

    Outra solução é um pano conectado a um balde d´ água e ao vaso ou canteiro. A água irá passar pelo tecido até a terra.

  • Ronaldo diz: 11 de janeiro de 2015

    Plantas são tudo de bom e as pessoas que as cultivam recreativamente, já denotam por tal prática uma proximidade e apego as coisas naturais que as torna seres humanos melhores por mais adaptados a uma vida de interação direta com a natureza. O método de irrigação sugerido, bem como o acessório mostrado me serão muito úteis pois gosto e cultivo plantas em casa, porem, meu hobby mais frequente são viagens durante as quais necessitava que alguém regasse as plantas.

  • SERGIO PEREIRA diz: 11 de janeiro de 2015

    ESTE TAL DE ALMIRO É, OU SE ACHA, UM HUMORISTA… MINHA SUGESTÃO É QUE ELE ARRUME UM EMPREGO NO TABLOIDE FRANCES “CHARLIE”!!!

  • Lucio diz: 11 de janeiro de 2015

    Outro modo de fazer. Pegue uma garrafa pet faça um furo na extremidade superior,por este furo passe um barbante ficando uma extremidade no fundo da garrafa e a outra na terra no vaso de sua planta. Mantenha a garrafa em nível pouco acima do vaso. Pronto dura até 30 dias.

  • Paulo Koji diz: 21 de agosto de 2015

Envie seu Comentário