Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Comer é o melhor remédio contra TPM

13 de agosto de 2015 0

LM nUTRICONSULTORIA
A maioria das mulheres não consome a quantidade necessária de cálcio para ingestão diária que é quatro porções de leite e seus derivados. Bastaria um copo de leite, um iogurte e duas fatias de queijo para quem sabe evitar doenças como a osteoporose. Durante a TPM (Tensão Pré-Mentrual), a orientação é reforçada já que a reposição do mineral pode prevenir ou amenizar os desconfortos dessa fase que incluem: irritabilidade, nervosismo, depressão, agressividade, dor de cabeça, instabilidade emocional, voracidade por doces, edema, dor nas mamas, entre outros.

A nutricionista clínica, professora da Unisinos e umas das autoras do livro Nutrição da Mulher – Uma Abordagem Nutricional da Saúde à Doença, Bruna Pontin; explica que a compulsão por doces ocorre devido a queda de serotonina – que é considerado o hormônio do prazer e bem-estar. – Não é somente a compulsão por doces, mas aqueles ricos em carboidrato, o que explica o desejo por chocolate, esclarece.

Segundo ela, estudos científicos revelam que em alguns casos, os sintomas da TPM necessitam de medicamentos, mas uma dieta alimentar combinada com atividades físicas destacam-se entre as principais recomendações. – Um dado interessante que é resultado de pesquisas científicas revela que, ingerir vitaminas através da suplementação e, não dos alimentos, tende a aumentar os sintomas. Já se for o contrário, os desconfortos tendem a reduzir.Conheça os principais e bom apetite!

Vitaminas do Complexo B – A vitamina B1 (Tiamina) está presente nas castanhas, nozes, aveia. Já a Riboflavina, que é a vitamina B2, pode ser encontrada nas carnes vermelhas e de fígado, lombo de porco, soja, iogurte, leite e amêndoas. Pirodoxina que a B6 e está presente nas carnes de salmão, frango e figado.

Vegetais ricos em ferro – feijão, lentilha, ervilha e folhas verde-escuro como rúcula, espinafre, agrião e brócolis.

Texto: Anah Ferraz
Foto: LM Nutriconsultoria/ Reprodução

Envie seu Comentário