clicRBS
Nova busca - outros
25 jan09:05

Aniversário com fogos vira polêmica

Moradores de Lajeado querem que a festa em comemoração aos 120 anos da cidade seja silenciosa. O motivo são os pássaros que utilizam como dormitório uma ilhota próxima ao local onde a prefeitura pretende lançar fogos de artifício.


A festa vai ser no sábado, no Parque Professor Theobaldo Dick, área verde de 16 hectares no Centro. Inicialmente, a prefeitura planejava a ação com os fogos em volta do lago do parque. Depois de reclamações, o local onde ocorreriam os fogos foi afastado cerca de 200 metros. Um grupo de lajeadenses, no entanto, não está satisfeito: eles pretendem fazer um protesto no dia da comemoração se o foguetório não for suspenso.

– Podem soltar os fogos na praça, na frente da prefeitura, mas não ao lado dos passarinhos – diz Virginia Zanatta, uma das organizadoras da manifestação.

Pessoas que moram próximo ao local da polêmica alegam que toda vez que há eventos com barulho, os pássaros ficaram desorientados, voam em círculo sobre a ilhota e batem nas árvores do parque.

– Já vi acontecer várias vezes. E também já vi muitos pássaros no chão, com asa quebrada, depois de festas – conta a estudante Laura Martins, que mora ao lado do parque.

Os pássaros são da espécie maçarico- da- cara- pelada. Todo final de tarde, milhares deles aportam da ilhota, formando uma extensa nuvem preta. Conforme o ornitólogo Ricardo Lau, que já fez estudos no local, as aves usam a ilhota como dormitório e como ponto de reprodução. Para Lau, o impacto ambiental do lançamento de fogos no parque é inquestionável:

– Com certeza vão morrer pássaros – garante.


O secretário de Cultura e Turismo de Lajeado, Gerson Teixeira, que está organizando o aniversário de 120 anos da cidade, diz que a situação vai ser discutida nesta semana. Ele acha difícil, no entanto, que os fogos sejam cancelados.

– Não tem cabimento. Se continuar assim, ninguém mais vai poder soltar foguete no Ano- Novo – diz ele.

Veja a revoada de pássaros chegando na ilhota do parque

O que você achou dessa notícia? Comente abaixo

Por

23 Comentários »

  • José Paulo Diogo disse:

    O que não tem cabimento é uma cidade maravilhosa como Lajeado ter um secretário de Cultura e Turismo tão tosco e insensível.

  • Fábio . disse:

    que me desculpe esse tal secretario de ” cultura”, pois de cultura pelo jeito ele NÃO TEM NADA, caro secretario, você sabe oque é impacto ambiental ? o que vale mais os teus foguetes ou a nossa fauna que já decadente… vá vc largar foguetes no quintal de sua casa, ok… lebrese também que temos um hospital, bem no centro da cidade próximo ao parque, onde há diversas pessoa com infermidades e querem é paz e não barulho de foguetes. Acho não, tenho certeza que há outras maneiras bem mais inteligentes de realizar uma festa para a nossa cidade, só com o valor $$$ que será gasto em fogos, ou seja diheiro queimado ou estourado, podem ser feitas coisas bem mais criativas.

  • mateus disse:

    Que fiasco,

    Se soltar os fogos = 2 passaros poderam morrer por bater em arvores (nunca vi isso acontecer) e serviram de alimento para outros animais
    senao soltar, podera ir um engracadinho e atirar uma pedra e tambem desnortear as aves.

    Tenho uma dica:

    Que tal esses manifestantes irem la e limpar as arvores onde as aves dormem, pois vejo que é desumana aquela sujeira.

    Pessoal, vamos comecar a nos preocupar com o que realmente é importante, que lastima.

  • Maristela disse:

    Admiro esse secretário que não está nem aí para a natureza, belo exemplo.Tenho certeza que a cidade de lageado só tem a ganhar e esses fogos não forem lançados.
    Uma coisa é certa, substituir o secretário urgente!!!!!

  • MARTINHA disse:

    ESTOU MUITO ANSIOSA PELO POSICIONAMENTO DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE SOBRE O ASSUNTO.
    NÃO DEVERIA SER ESTA PASTA A PRIMEIRA A DEFENDER A FAUNA DO LOCAL?
    QUEM CALA CONSENTE…
    TALVEZ TENHAM A MESMA LINHA”BRILHANTE” DE PENSAMENTO DO SECRETARIO DA CULTURA(QUE CULTURA?)SENHOR SECRETARIO, A CULTURA NÃO É SÓ TRAZER SCHELA ” É O TCHAN” NO CARNAVAL…
    PARA O MATEUS:DESUMANA É A SUJEIRA QUE FICA NO PARQUE APÓS OS EVENTOS LÁ REALIZADOS-LATAS DE CERVEJA, PAPÉIS E OUTRAS COISITAS MAIS…

  • rejane disse:

    Realmente é uma lástima existirem pessoas como esse tal de Mateus!!!O quê será que importante para ele??? Soltar fogos???? Que cabecinha…ÉCA!

  • Luiz disse:

    SE E ASSIM, SOLTEM OS FOGUETES NO PARQUE DO IMIGRANTE.

  • Ronaldo disse:

    Que falta de criatividade do senhor secretário, porque não um concerto, uma orquestra, coral boa música como forma de presentear nos moradores.

  • Davi disse:

    Literalmente “queimar” o dinheiro público e ainda prejudicar a natureza. Lajeado na contramão. Evoluam seres humanos, talvez ainda haja tempo para isso.

  • Joseane disse:

    Moro em Porto Alegre, mas meus pais já moraram perto de Lajeado e eu passava os fins de semana com eles nessa cidade que me agrada tanto… O que me espanta é a falta total de Cultura do Secretário de Cultura do município, realmente um lástima. Ao senhor Mateus, deveriam soltar esses fogos na sua casa! Que pouca vergonha apoiar uma atitude desse tipo!

  • "JOTA" disse:

    Eu partipei do desfilhe dos 100 Anos de LAJEADO; foi simples, mas muito bonito. Foi sugerido na época, apresentar no desfile na Júlio de Castilhos, a linha de tempo entre a Colonização e a Comemoração do Centenário, apresentando a evolução de cada profissão. Hoje, com as novas tecnologias, podemos apresentar a evolução em todas as Categorias de Profissionais liberais, das Costureiras e Alfaiates, dos Pedreiros, Carpinteiros, farmacêuticos, motoristas(da carroça e ao caminhão eletrônico),(do cavalo à motocicleta), contabilistas, professores, músicos, profissões extintas,. . . Enfim; há tanto o que mostrar, que os minutos pareceriam as próprias décadas, ou seja; a transformação é muito rápida, pois a própria mãe e dona de casa evoluiu. Este é o ciclo da vida. Ao trecho do comentário:”…vamos nos preocupar com o que é realmente importante…”; aproveitanto o próprio comentário, pergunto: Você sabe onde vai seu próprio esgoto!? Seu próprio lixo!? O resíduo de seu animal de estimação!? Ao Comentário do Secretário; nem entrarei no mérito, pois não estávamos falando do ano novo, estávamos falando do aniversário de LAJEADO.
    Em ambos os comentários, infelizmente faltou discernimento para ver algo maior o próprio umbigo.

  • Andréa disse:

    Para quem caminha no parque ao redor do lago ao entardecer, e acompanha os pássaros se aconchegando em seu dormitório, não tem preço!! Além de fazer bem para o corpo, faz bem para a mente o contato com a natureza!! Deixem os bichinhos em paz!! Nos deixem em paz!!! Fogos, são para queimar a nossa grana! Alguém cite um benefício ao povo que a queima de fogos proporciona???? Alguém lembra de uma queima de fogos inesquecível?? Mas um bom show, sempre é inesquecível!! Existem outras maneiras bem mais produtivas e CRIATIVAS de comemorar o aniversário do município!!

  • Luciana disse:

    ABAIXO OS FOGOS! Há taaaaantas formas de comemoração mais bonitas e menos agressivas aos animais (como uma orquestra – sugestão por outro leitor)…

    Nunca fui muito fã de fogos, inclusive por presenciar um acidente familiar no estouro de um rojão, mas me tornei particularmente CONTRA após adotar dois cachorros: o barulho é insuportável para eles,extramamente perturbador!

    Imagina estourar fogos no local onde vive um bando de passarinhos… é óbvio que afetará os bichos.

    O secretario da Cultura deveria se ocupar de propagar CULTURA, bons valores sociais, e não incentivar o desrespeito à fauna.

  • Adriane Pereira disse:

    ISTO É UM ABSURDO!!!!
    ACHO QUE DEVEM SOLTAR É NA CABEÇA DESTE TOSCO SECRETÁRIO!!!
    É QUEIMAR O DINHEIRO PÚBLICO E AINDA MAIS PREJUDICAR A NATUREZA E OS ANIMAIS.
    SE É QUE SE DIZ SECRETÁRIO DE CULTURA DESTE MUNICÍPIO FALTA MUITO PARA EVOLUIR ESTE ” CÉREBRO ” QUE POSSUE.
    SE É QUE ELE PENSA IMAGINA ESTOURAR ESTES FOGOS NO LOCAL ONDE VIVE ( E QUE É NATURALMENTE O HABITAT DELES ) BELOS PÁSSAROS … É LÓGICO QUE ELES SERÃO PREJUDICADOS.
    LÁ VAI UMA IDÉIA PARA O SR. PREFEITO E SECRETÁRIO DESTA CIDADE: POR QUE NÃO SOLTAM ESTES FOGUETES DENTRO DE SUAS CASAS COM SUAS FAMÍLIAS PARA VER COMO O BARULHO É BOM??!!
    ISTO QUE O MUNICÍPIO ESTÁ PROPAGANDO É UM DESRESPEITO AOS ANIMAIS!!!
    CONTRIBUINTES DESTE MUNICÍPIO LEMBREM BEM DESTE ” VANDALISMO ” QUE ESTE PREFEITO VAI FAZER EM OUTUBRO DE 2012 QUE COM CERTEZA ELE VAI PEDIR O SEU VOTO NA PORTA DE SUA CASA!!!

  • Adriane Pereira disse:

    Isto é um ABSUUUUUUUUUUUUUUUURDO que estão fazendo com os animais!!!
    Estão QUEIMANDO o nosso dinheiro!!!
    É UMA FALTA DE VERGONHA APOIAR UMA ATITUDE DESTA!!!
    SÃO UNS “CABEÇAS OCAS” FAZER ISTO COM A NATUREZA , QUE JÁ ESTÁ PEDINDO SOCORRO!!!

  • Fogos nos dos Dick: prefeitura quer ouvir a população | Lajeado disse:

    [...] Leia mais: Aniversário com fogos vira polêmica [...]

  • laura peixoto disse:

    Parabéns pelo Post, Thiago!
    Um vídeo desses vale mais do que qualquer texto ou pesquisa em radio onde o sr. secretario de cultura esteja recrutando votos favoráveis a sua falta de visão.
    Estou chupando para meu blog:http://lauramertenpeixoto.blogspot.com
    abraço!

  • heinz disse:

    tô realmente muito – bem – surpreso com a repercussão e as manifestações !!
    pro gerson, depois de todas essas manifestações de simpatia, vai uma musiquinha, que vale tbém pra colega dele abancada na suposta sec. meio ambiente : ‘o raul perguntou, VOCÊ NÃO ACERTOU, pegue o seu banquinho, e saia de mansinho’

  • Cris disse:

    a mesma meia dúzia de sempre fazendo o seu barulho.
    já foi dito que os fogos não serão mais na lagoa e sim num terreno do outro lado da rua. e mesmo assim só repercutem o que lhes interessa.
    os argumentos de alguns beiram a insanidade. um chega a afirmar que o hospital fica próximo ao parque. realmente, tenho que rever o meu conceito de “próximo”. Pior é descobrir que ele foi lá incomodar os internados pra fazer uma enquete. Imagino que é isso que tenha feito pra poder afirmar que eles querem paz. Ou é mais uma asneira do tipo: eu falo pelos outros, eu decido pelos outros, eu mando e sei e o que é bom pra vocês (comportamento típico de ditadores).

  • Prefeitura confirma fogos no Parque dos Dick | Lajeado disse:

    [...] Leia mais: Aniversário com fogos vira polêmica [...]

  • PARE E REFLITA disse:

    Na minha infância eu e meus amigos caçávamos passarinhos com bodoque nas árvores em frente a nossas casas e depois fazíamos uma “festa” para preparar um arroz com dois ou três passarinhos e comer; hoje se uma criança fizer isso vai presa por crime ambiental….. também fazíamos carrinhos de lomba para brincar, mesmo que isso riscasse um pouco as calçadas dos vizinhos; hoje se uma criança fizer isso vai ser acusada de dano ao patrimônio alheio…. será que é por isso que cada vez mais resta o caminho das drogas?????

  • PARE E REFLITA disse:

    agora pra jogos do grêmio e do inter não tem problema né….

  • laura disse:

    Um pouco do nosso interior?
    http://cibercolonia.blogspot.com/

Comentários