clicRBS
Nova busca - outros
08 mai09:31

Os Vales têm cinco indicados aos Prêmio Parceiros Voluntários

A 6ª edição do Prêmio Parceiros Voluntários, que ocorre dia 23 de maio, às 20h0 no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, contará com a participação de três cidades dos Vales do Taquari e Rio Pardo: Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires. Regionalmente, serão cinco iniciativas concorrendo: duas de Santa Cruz, duas de Venâncio Aires e uma de Lajeado. O destaque de 2009 foi a ação Viva o Taquari Vivo, desenvolvida em Lajeado e Estrela.

O Prêmio é uma ação da ONG Parceiros Voluntários voltada à valorização e ao reconhecimento do trabalho voluntário e desenvolvimento da cultura do voluntariado nos diversos setores da comunidade gaúcha. Instituída no ano 2000, a distinção tem entrega bienal, sempre nos anos ímpares. Para concorrer ao Prêmio, a iniciativa deve ter no mínimo um ano de execução e possuir vínculo com a Parceiros Voluntários.

Iniciativas sociais

A Escolinha de Esportes Coração Esportista, de Santa Cruz do Sul, atende anualmente, desde 2003, 80 meninos e meninas carentes, de 9 a 16 anos, do Projeto Crescer Sempre do Instituto Humanitas. É coordenada por voluntários da empresa Pioneer, que se revezam aos sábados pela manhã. Eles promovem atividades esportivas de futebol, vôlei e tênis, sendo acompanhados por um professor de educação física. Além da prática esportiva, os meninos e meninas têm oportunidade de participar de campeonatos e amistosos, entrosando-se com outros segmentos da comunidade e espaços diversos.

O Programa Abraço Solidário, da Alliance One, também de Santa Cruz, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento de ações sociais através do capital humano e uso consciente dos recursos disponíveis. Visa o bem-estar dos colaboradores, sensibilizando-os para a prática do voluntariado através da prestação de serviços e integração com a comunidade. Em 2009, ano em que completou seu 1º aniversário, os serviços realizados beneficiaram mais de 6 mil pessoas, nas áreas da educação, do meio ambiente, saúde, esporte, assistência social, arte e cultura. No ano passado, as atividades realizadas totalizaram mais de 8 mil horas de serviço voluntário.

A Rádio Encanto FM, de Encantado, vem desenvolvendo, desde 2009 em 17 municípios da região Rio Taquari-Antas, a iniciativa “Sustentabilidade Criativa” A base da ação é o município Lajeado, onde a rádio possui estúdio. O projeto consiste em incentivar, premiar e divulgar formas de uso racional da água para a população da bacia didrográfica da região através de atividades de sensibilização, intervenções midiáticas e realização de concursos de ideias sobre o tema.

O Folha Cidadania – Projeto Folheando, de Venâncio Aires, desenvolve ações sociais e realiza a prestação de serviços, oferecidos gratuitamente, em determinado bairro, durante um sábado agendado com a população e escolas locais. Inicialmente criado pelo Jornal Folha do Mate, a ação, que ainda se chamava Folha Bairros, ganhou em 2010 uma abordagem mais abrangente passando a atuar nas escolas como incentivador à prática da leitura. Ainda no município, a tribo “Brincadeira de Criança”, da Escola Estadual Monte das Tabocas, desenvolve o Projeto Monitoria, desde 2002. Nele, as crianças são estimuladas a realizarem atividades voluntárias de recreação durante o intervalo das aulas no contra turno escolar.

Pessoas e empresas com interesse em atuar como voluntários devem entrar em contato com as unidades da Parceiros Voluntários mais próximas. No Vale do Taquari, a ONG atua em Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Teutônia e Venâncio Aires. Mais informações pelo site http://www.parceirosvoluntarios.org.br

Por

Comentários