clicRBS
Nova busca - outros
14 jun15:02

Programa de Formação de Pomares rende os primeiros frutos em Teutônia


O programa de Formação de Pomares, elaborado e desenvolvido em 2009 pela Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, já mostra seus resultados. Neste ano, foram realizadas as primeiras colheitas das árvores frutíferas plantadas pelos agricultores há dois anos.

O projeto tem como principal objetivo estimular os produtores rurais a produzirem seus próprios alimentos na propriedade e a evitar a utilização de agrotóxicos, pois se recomenda a utilização dos princípios da agroecologia, garantindo assim, a certeza do consumo de produtos naturais. As inscrições para participar do programa de Formação de Pomares ocorrem todos os anos, durante o mês de maio, e a entrega das mudas é efetuada no mês de julho.

Em 2011, 231 agricultores se inscreveram no programa, e um total de 924 mudas, das mais variadas espécies, serão entregues no mês de julho. Algumas das espécies frutíferas disponíveis são: laranjeiras, limoeiros, bergamoteiras, pessegueiros, ameixeiras, figueiras, caquizeiros, pereiras, macieiras, videiras e kiwi. A Secretaria Municipal está realizando a compra dessas frutíferas para efetuar a entrega no próximo mês.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Fernando Rückert, salienta a importância do programa, pois estimula o consumo de alimentos naturais (sem agrotóxicos) e modifica uma realidade muito comum, que apresenta a cada dia mais novidades em produtos industrializados.

- É de grande valia o resgate da cultura de nossos antepassados, que produziam seus próprios alimentos, da forma mais natural possível, cultivando seus pomares, e tendo a certeza de que consumiam apenas alimentos saudáveis – observa.

Por

Comentários