clicRBS
Nova busca - outros
15 jul16:50

HBB comemora 80 anos com baile

Em 2011, o Hospital Bruno Born (HBB) completa 80 anos de história. E para comemorar esta data, realiza neste sábado, dia 16 de julho um jantar baile. Será no Clube Tiro e Caça, a partir das 20h, com animação da banda Bee Gess Cover, buffet de Telmo Both, homenagens a pessoas que fizeram parte da história do hospital e um espaço memorial, com a exposição de materiais antigos utilizados pelo hospital desde sua inauguração.

A história do HBB

No dia 10 de julho de 2011, o Hospital Bruno Born, considerado uma das mais tradicionais instituições de saúde da região do Vale do Taquari e Rio Pardo, comemorou 80 anos de atividades. A história do único hospital da cidade se mistura com o desenvolvimento de Lajeado. São oito décadas, sem fechar as portas, dedicadas à saúde, atendimento integral ao paciente, inovações e investimentos.

Em 1931 foi constituída a Sociedade Beneficência e Caridade de Lajeado, mantenedora do Hospital Bruno Born. De 1931 a 1933 foi realizada a construção do hospital, chamado naquela época de São Roque, por São Roque ser o Santo dos Enfermos. Em 1958 um novo prédio começou a ser construído, ao lado do já existente e, em 1964 ele foi inaugurado. Passava então a ser um novo hospital, com portaria principal na Avenida Benjamin Constant.

Após dez anos desta inauguração, a instituição recebeu um novo nome e passou a se chamar de fato Hospital Bruno Born. No período de 1934 a 1973, o hospital foi presidido por Bruno Born, uma pessoa de influência na sociedade lajeadense, que acabou falecendo no ano de 1973, durante sua gestão por 39 anos. Em sua homenagem, no ano de 1974, o Hospital São Roque passou a ser chamado de Hospital Bruno Born.

Em 1984 com a inauguração da UTI Adulto e em 1991 com a da UTI Neonatal e Pediátrica, a instituição se consolidava na área da saúde dentro do Vale do Taquari. No ano de 1991 a implantação da FUNDEF – Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais trouxe mais visibilidade à casa de saúde, uma vez que, além deste centro de reabilitação, somente em Bauru – São Paulo encontra-se um equivalente.

No ano de 1994 a implantação do serviço de Emergência 24 horas colocava a organização em um patamar diferenciado perante as demais da região.

Com o crescimento constante da tecnologia e informação sobre patologias, em 1998 o Hospital Bruno Born se habilitou na área de oncologia, introduzindo o serviço de quimioterapia aos pacientes da região. No ano de 1999 se concluiu o Centro Cirúrgico da instituição e junto dele o serviço de Hemodinâmica (voltado aos pacientes cardíacos). Passado um ano, foi realizada a primeira cirurgia cardíaca no Hospital Bruno Born.

Nesta última década, vários serviços foram incluídos na gama de serviços ofertados pelo Hospital Bruno Born: Inauguração do Centro Obstétrico (2001); Pronto Atendimento (2002); Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital Bruno Born (2004); Centro de Tecnologia Avançada (CTA), Radioterapia e Medicina Nuclear (2005); Ressonância Magnética (2006); Residência Médica em Diagnóstico por Imagem (2007); Mama Centro (2008), Centro de Diagnóstico Por Imagem (CDI) e Nova UTI Neonatal e Pediátrica (2009); Nova Recepção, Farmácia, Administração e Radiologia (2010). Para 2011 está prevista a inauguração da UTI Adulto, Centro de Material Esterilizado (CME) e Quimioterapia.

Saiba mais

O Bruno Born é uma instituição filantrópica, que destina 60% de seu atendimento para pacientes do SUS, e é de direito privado. Os serviços estão distribuídos em uma área construída de 24,8 mil m², o que comprova a evolução da instituição, se comparado aos 2,6 mil m² da época de sua fundação. A amplitude das instalações consolida a imagem da instituição como sendo uma das mais completas do interior do Rio Grande do Sul.


Por

Comentários