clicRBS
Nova busca - outros
01 ago09:28

Instabilidade se mantém no Estado e há risco de temporal com vento de até 90 km/h

Zero Hora

A instabilidade se mantém no Estado nesta segunda-feira, apesar das baixas temperaturas. Para o final da tarde, a previsão é de que a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul provoque chuva em todas as regiões. Há risco de vendavais com rajadas de até 90 km/h, principalmente no leste do Estado.

A madrugada foi gelada em grande parte do território gaúcho. Até as 6h, a mínima registrada pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) era de 6,3ºC em São José dos Ausentes. A velocidade do vento na cidade chegou a quase 65 km/h.

Ao longo do dia, a temperatura deve se manter baixa no Rio Grande do Sul e os termômetros não devem passar dos 16ºC. No centro-sul do Estado, o tempo seco predomina, mas apenas nas primeiras horas da manhã.

Em Lajeado, o dia será nublado e com chuva esparsas. A temperatura varia entre 11°C a 14°C. São esperados 15 mm de chuva. Durante o dia a sensação térmica será de muito frio. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade de 36 km/h. A umidade relativa do ar em torno de 92%.

Em Porto Alegre, o tempo permanece encoberto e volta a chover à tarde. Há risco de vento forte. A temperatura mínima deve ficar em torno dos 11ºC e a máxima não passa dos 14ºC. Na Serra, o tempo permanece encoberto e há risco de temporais no fim do dia.

Na terça-feira a chuva se intensifica na metade sul e no leste do Rio Grande do Sul, devido à atuação do ciclone extratropical. Pode chover mais de 50 mm em algumas localidades. Na Serra, o vento pode chegar aos 100 km/h. Os temporais, no entanto, devem atingir o Estado apenas no início do dia. Ao final da terça-feira, o tempo abre e as temperaturas entram em declínio.

Possibilidade de neve

O vento também vai intensificar a sensação de frio nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na quarta-feira a mínima pode chegar a -1ºC, e há previsão de geada. Ainda de acordo com o Inmet, as temperaturas máximas não devem passar dos 15ºC no RS até quinta-feira.

Além disso, por causa da instabilidade associada à queda das temperaturas, a possibilidade de neve no Estado não está descartada, conforme previsão da meteorologista Estael Sias, da Central RBS.

Segundo Estael, as condições favoráveis à ocorrência de vento forte e neve continuam até quarta-feira, quando o ciclone começa a se afastar. Alguns modelos, porém, indicam a instabilidade saindo mais rápido para o oceano, o que reduz as chances de nevar.

Por

Comentários