clicRBS
Nova busca - outros
06 ago12:04

Tecnologia digital melhora exames de raio X

O Hospital Bruno Born de Lajeado disponibiliza de exames radiográficos de última geração, contando há algum tempo com o sistema de CR, que significa digitalização do processo radiográfico. O CR é um equipamento que digitaliza os cassetes do raio-x, transformando as informações analógicas em digitais – o que torna a qualidade da imagem muito superior.

Com isso, diminuem-se os riscos ambientais envolvidos no processo, já que o sistema atual descarta o uso de produtos químicos para a revelação. A vantagem é que isto consiste numa forma de dinamizar e melhorar a qualidade do raio-x convencional e, além disso, expor o paciente a menos radiação.

Através de chassis eletrônicos, o estudo do paciente, como por exemplo raio-X de tórax, abdomen, coluna, entre outros, é digitalizado e pode ser visto em monitores de alta resolução e também em monitores convencionais.

- Isto faz com que tenhamos todos os recursos de informática ao nosso lado, permitindo ampliações, mudanças de janelas e reformatações dos raio-x convencionais – observa o médico radiologista do HBB, Dr. Fabiano Ritter, responsável por este serviço.

O técnico de raio-X , na prática, precisa refazer um número muito menor de raio-x, expondo menos o paciente à radiação e aumentando o conforto do mesmo. O Radiologista (médico que interpreta as imagens radiológicas) também as interpreta de uma forma mais dinâmica e eficaz, melhorando a qualidade do laudo radiográfico e agilizando o processo.

Por

Comentários