clicRBS
Nova busca - outros
17 ago11:39

Dilma confirma escola técnica em Lajeado

Em dois anos, Lajeado deve contar com uma escola federal de educação profissional. O anuncio oficial foi feito nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff, em cerimônia de ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Brasília.

Além de Lajeado, Santo Ângelo, Vacaria, Sapiranga, Alvorada, Gravataí e Viamão vão ter novas escolas técnicas. Somadas a 33 existentes, o Estado contará com 40 instituições deste tipo até 2013.

Cada cidade receberá aproximadamente R$ 10 milhões em investimentos do governo federal. Em contrapartida, as prefeituras cedem a área para a escola. Inicialmente, serão cerca de cem vagas por instituição.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), a escolha das cidades considerou a estrutura oferecida, já que os municípios precisam se cadastrar para concorrer. Critérios técnicos, como o número de alunos matriculados no Ensino Médio, também foram avaliados. Com as novas escolas, o governo quer reduzir um problema crônico: a falta de mão de obra qualificada.

– Vamos levar o ensino público gratuito para regiões onde há muita demanda e pouca oferta – diz o reitor do Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul), Antônio Carlos Brod.

O IFSul, em Pelotas, é um dos três institutos de ensino técnico federal do Estado e vai gerenciar as escolas de Gravataí, Sapiranga e Lajeado. O Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS), de Bento Gonçalves, ficará responsável por Viamão, Alvorada e Vacaria, e o IFF de Santa Maria, por Santo Ângelo.

Para escolher os cursos, cada região deve montar uma comissão e discutir com a população em audiências públicas. Depois, técnicos do MEC ajudam a defini-los. A vocação econômica e cultural da região são alguns dos principais critérios considerados.

Por

Um Comentário »

  • Iniciam tratativas para instalação do campus da escola técnica | Lajeado disse:

    [...] Leia mais: Dilma confirma escola técnica em Lajeado [...]

Comentários