clicRBS
Nova busca - outros
17 ago16:36

Grupo de Apoio Reconstruir, do HBB, tem palestra com psiquiatra

O Grupo de Apoio Reconstruir do Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado, realiza encontros uma vez por mês, com palestras voltadas a pacientes com câncer de mama que estão em tratamento oncológico ou que já terminaram, e queiram compartilhar suas experiências e vivências.  palestrante do mês de agosto foi o médico psiquiatra José Katz, que proferiu palestra este semana.

Ele destacou que é necessário ter segurança e tranquilidade para enfrentar o tratamento contra o câncer de mama e até mesmo depois dele, levando uma vida normal.

- Estar assustada e chateada neste momento é normal e um dos fatores principais e determinantes para se enfrentar esta doença é que quanto mais leve se levar a vida, menos chance o câncer tem de afetar a pessoa, principalmente emocionalmente – observou Katz, comentando ainda que aquele que foi diagnosticado com câncer deve cooperar para ser feliz sempre, com capacidade para enfrentar a doença e reagir.

- Não é bom o que aconteceu, mas levar a vida mais light aumenta a porcentagem de cura imediata. Ter fé também é muito importante e é necessário melhorar o nível de vida interna, como afeto, se alimentar bem, enfim, saber ter altivez e estrutura interna, sendo capaz de acreditar em si – frisou o psiquiatra.

Katz ainda comentou que tem observado em seus pacientes, por exemplo, que aquele que lutar e cooperar tem mais chance de cura.

- E hoje a engenharia médica mudou muito. É mais fácil trabalhar e se explica melhor o que é a doença e formas de tratamentos – pontuou Katz, elogiando o trabalho do Grupo Reconstruir, pois é neste momento que pessoas com os meus tipos de problema se apóiam e se ajudam.

Por

Comentários