clicRBS
Nova busca - outros
24 ago10:20

Estado deve liberar verba para a UPA até outubro

A secretaria de Saúde do Estado informou que deve assinar nas próximas semanas a autorização para o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai ser construída em Lajeado. O investimento, financiado pelo governo federal, é de R$ 2,6 milhões.

A UPA deve ser instalada no bairro São Bento, próximo ao Jardim Botânico. Pré-moldada, a construção deve ser concluída em quatro meses. Com cerca de mil metros quadrados, o local vai ter capacidade para até 300 atendimentos por dia.

Diferente dos postos de saúde, a UPA vai ter abrangência regional. A expectativa é que ela desafogue principalmente os atendimentos e o tempo de espera no Pronto Socorro do  Hospital Bruno Born (HBB).

- É mais uma alternativa para nossa região. Será um importante e confiável serviço, e 24 horas – destaca o secretário de Saúde de Lajeado, Renato Specht.

A UPA vai ter atendimentos de complexidade intermediária entre a rede de saúde básica e a hospitalar, com pronto-socorro ambulatorial, acolhimento integral, equipe multidisciplinar e atendimento resolutivo. A unidade vai ser interligada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que também vai se transferir para o bairro São Bento.

A previsão é que a manutenção do local custe cerca de R$ 750 mil mensais. Os valores vão ser divididos entre o Governo Federal, que pagará 50%, e entre todos os municípios da região beneficiados.

Por

Um Comentário »

  • Atrasada, obra da UPA inicia em novembro, diz Estado | Lajeado disse:

    [...] A secretaria de Saúde do Estado informou à prefeitura que deve assinar ainda em novembro a autorização para o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que vai ser construída em Lajeado. A previsão inicial era de que a obra iniciasse ainda em outubro. [...]

Comentários