clicRBS
Nova busca - outros
15 set17:06

Olimpíada da Matemática tem participação recorde

Cerca de 2, 700 mil alunos da 4ª série (5o ano) do Ensino Fundamental até o 3o ano do Ensino Médio participaram nesta quinta-feira da 14ª Olimpíada Matemática da Univates. Oriundos de 19 municípios dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, os estudantes realizaram uma prova com dez questões que podiam ser resolvidas individualmente ou em dupla.

Segundo a coordenadora do evento, professora Marli Quartieri, o maior objetivo é desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e o interesse pela matemática e pela resolução de problemas.

- A cada edição da Olimpíada Matemática, percebemos a melhora na elaboração das respostas. Os estudantes se empenham cada vez mais no desenvolvimento da resolução das questões, que pode ser um critério de desempate na nossa avaliação – explicou.

Conforme Marli, a participação maior é a dos alunos de 5ª série (6o ano) e 6ª série (7o ano).

Para os alunos Guilherme Wilhelms e Rafaela Wolf, que cursam a 6ª série do Colégio Evangélico Alberto Torres, em Roca Sales, a prova estava de média dificuldade. É a primeira vez que eles participam da Olimpíada Matemática, mas salientaram que querem participar da próxima.

Já para a dupla Letícia Mariano da Silva e Tainá Theves, que estudam na 7ª série da Escola Municipal Odilo Afonso Thomé, de Estrela, algumas questões estavam bastante difíceis.

- Gostamos de matemática, mas a nossa professora também nos incentiva a participar da competição. É que gostamos do desafio – explicaram as estudantes, que também pretendem participar da Olimpíada no próximo ano.

A divulgação dos resultados ocorre no próximo dia 13 de outubro, e estará disponível no site da Univates. Já a premiação está programada para o dia 1o de dezembro, quando os três melhores colocados receberão medalhas e cada escola receberá uma menção honrosa para o aluno com o melhor resultado. Os ganhadores também serão premiados com livros e jogos relacionados à matemática.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/omu.

Professores participam de atividades

Enquanto os alunos realizaram a prova da Olimpíada Matemática, cerca de 50 professores acompanhantes participaram de atividades promovidas pelo Setor de Marketing e Comunicação. O Curso de Fisioterapia ofereceu massagens, enquanto o Curso de Estética e Cosmética maquiou as professoras interessadas.

Os acompanhantes também participaram de coquetel e receberam brindes. As atividades ocorreram no hall do Prédio 11 da Univates.

Por

Comentários