clicRBS
Nova busca - outros
23 set14:21

Iniciam tratativas para instalação da escola técnica

;

Em reunião realizada no gabinete da prefeita Carmen Regina Cardoso, foram iniciadas as tratativas para a futura instalação do campus Lajeado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense, cuja sede se localiza em Pelotas.

Leia mais: Dilma confirma escola técnica em Lajeado

Na ocasião, a prefeitura comprometeu-se em doar uma área de terras para que a escola técnica seja implantado em Lajeado, trazendo então possibilidades de qualificação técnica profissional para a comunidade do Vale do Taquari, aliada a oferta de soluções tecnológicas para o município e região.

- Fico realmente entusiasmada com o que este instituto pode proporcionar para o município e também para seus cidadãos – afirmou Carmen.

Nos próximos dias, engenheiros do próprio IFSul virão a Lajeado para avaliar locais onde o campus poderá ser erguido. A prefeitura ofereceu áreas nos bairros Conventos, Centenário, Jardim do Cedro, Olarias e Igrejinha, mas o local definitivo ainda não foi escolhido.

Com relação aos cursos, o diretor geral do campus de Passo Fundo do IFSul, que deverá ser o coordenador do campus Lajeado, Luis Afonso da Fonseca, afirmou que deverá haver uma ampla discussão para o direcionamento que terão os cursos a serem oferecidos.

- Serão realizadas audiências públicas para a escolha dos cursos – frisou, explicando que esta escolha será criteriosa, já que os cursos não poderão ser alterados posteriormente.

Segundo Fonseca, os professores e demais funcionários do campus de Lajeado serão todos concursados.

- Independente dos cursos que tiverem, para o aluno frequentar algum deles ele terá que passar por um processo seletivo – afirmou Brod.

Ele explicou que 50% das vagas serão concorridas por alunos de escolas públicas, e os outros 50% por qualquer tipo de interessado que já tenha concluído o Ensino Fundamental.

Para a coordenadora da comissão – junto ao Corede – que pleiteou o campus para Lajeado, Eloede Conzatti, existe a certeza de que o trabalho andará a passos largos.

- Tanto nós da comissão, quanto do instituto federal e também da prefeitura estão empenhados para que tudo seja realizado o mais rápido possível – disse a vereadora Eloede.

Ela destacou, também, que não somente Lajeado será beneficiado com a oferta de qualificação profissional para os jovens, mas todo o Vale do Taquari.

Em razão da Caixa-RS ser parceira do IF, o gerente da agência em Lajeado, Donatto Dullius, se disponibilizou em ceder provisoriamente uma sala de reuniões com a infraestrutura básica para que o trabalho inicial seja realizado.

Também participaram da reunião o secretário da Indústria e Comércio (SMIC) e membro da comissão, Carlos Alberto Martini, a sub-coordenadora da comissão, Rose Heemann e, o secretário de Obras e Serviços Urbanos (SOSUR), Mozart Lopes.

Por

Comentários