clicRBS
Nova busca - outros
24 out15:36

Autor da falsa bomba não deve ser penalizado

O responsável por mobilizar dezenas de policiais civis e militares, socorristas, bombeiros e até uma equipe do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) de Porto Alegre, no sábado, não deve responder criminalmente pelo ato. Conforme o delegado José Romaci Reis, responsável pela Polícia Civil de Lajeado, a implantação de uma falsa bomba na agência do banco Sicredi, no bairro São Cristóvão, não pode ser considerada um crime.

- Na verdade não há crime nenhum por se tratar de um simulacro (imitação).  Se fosse uma bomba de verdade, seria diferente – disse o delegado.

Ele deve registrar o caso como um fato atípico, o que não imputa penalidade legal.

Na tarde desta segunda, Reis ainda esperava receber da direção da agência do Sicredi as filmagens das câmeras instaladas no posto de auto-atendimento. Os equipamentos devem ter registrado a ação do autor da brincadeira de mau gosto.

- Queremos conversar com quem fez isso, ver qual foi o motivo – completa o delegado.

Na manhã deste sábado, a ameaça de bomba mobilizou policiais e curiosos por pelo quase cinco horas. Depois de uma ligação anônima durante a manhã, a suspeita de bomba só  foi descartada às 14h deste sábado, depois que o artefato foi destruído por uma Gate. O material, que imitava três bananas de dinamite ligadas por um fio a um celular, era feito de papelão, os fios não tinham conexão e o aparelho celular estava desligado.

O local em torno da agência ficou isolado desde as 9h, quando a Brigada Militar foi acionada. Desde a manhã, havia a suspeita de que o material era um simulacro, uma bomba falsa, mesmo assim o Gate foi acionado para fazer a remoção do artefato. Pelo menos 12 policiais do grupo especial e da Brigada Militar de Lajeado estiveram envolvidos na ocorrência.

No início da tarde, a área isolada à frente da agência foi ampliada para um raio de 200 metros e o andar acima do banco foi evacuado para a desativação do material. A possível bomba foi desativada dentro da agência, com um canhão disruptor, que utiliza água com forte pressão.

Por

Um Comentário »

  • VIDEO: imagens mostram autor da falsa bomba no bairro São Cristóvão | Lajeado disse:

    [...] Reis havia informado que o autor da ação não deveria ser [...]

Comentários