clicRBS
Nova busca - outros
29 out10:15

Revitalizada, Rota Germânica festeja 10 anos

A noite de quarta-feira, 26, foi de festa para os empreendedores turísticos de Teutônia e Westfália. Um evento, realizado na Lagoa da Harmonia, comemorou os 10 anos de trabalho e sucesso da primeira rota turística do Vale do Taquari: a Rota Germânica.

A mesma foi criada em 26 de outubro de 2001, após vários estudos, em parceria com o Sebrae, os empreendedores interessados e o poder público, quando iniciou com 15 pontos e com a vocação definida, de explorar o turismo rural e o ramo da agroindústria, mostrando as particularidades da região.

A noite iniciou com apresentação do Coral Municipal de Teutônia e apresentação do vídeo institucional de Teutônia, que passará a ser utilizado na recepção aos turistas da Rota, com objetivo de dar uma visão ampla e geral do Município, sua cultura, economia e demais particularidades.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, vice-prefeito Ariberto Magedanz, realizou a apresentação de um pequeno histórico e dados do funcionamento da Rota Germânica. Enfatizou que o momento é de comemoração dos 10 anos, mas que também é ocasião para avaliar e projetar o futuro do setor e dos trabalhos, visando o crescimento e a melhoria. Casualmente, Ariberto também estava a frente da pasta quando da criação da Rota e agora, desde 2009, encabeçou o processo de revitalização e remotivação dos empreendedores, gerando assim novamente crescimento do número de turistas visitantes.

Números do turismo local

Em outubro deste ano, a Rota Germânica recebeu em torno de 30 excursões, número considerado já expressivo em termos de turismo local. No ano de 2010, mais de dez mil turistas visitam o Museu Henrique Uebel, um dos pontos da Rota, localizado no Centro Administrativo de Teutônia. Recentemente ocorreu também a adesão do Município de Westfália, através de parceria em que três pontos passaram a integrar a Rota: a Prefeitura Municipal, a Igreja Sião de Linha Frank e também o Paraíso Paissandu. Em novembro, a Rota receberá a 1ª excursão da terceira idade de São Paulo, que permanecerá na região de 22 a 27 de novembro. Estas são evoluções e conquistas recentes, destacadas na ocasião.

Ariberto Magedanz também falou sobre o turismo de eventos, muito forte no Município, e que deve andar lado a lado com as rotas. Os 46 corais de Teutônia realizam pelo menos um evento cada por ano, além disso, a Copa Adidas reúne mais de 3 mil atletas, o Guri Bom de Bola traz em torno de 1.500 jovens. Ainda citou o Malarrara, a subida de carros antigos na Harmonia, os eventos de tiro ao alvo, Teutoart, feiras como a Expowink e Festa de Maio, eventos natalinos, de CTGs, danças alemãs, além dos eventos esportivos, já que Teutônia possui 18 clubes de futebol e a ASTF representando no futsal estadual, entre tantos outros.

Ações de incentivo do poder público

Ariberto Magedanz destacou que para o Turismo se desenvolver na região o poder público não pode faltar. Várias ações foram desenvolvidas desde 2009, entre elas a contratação de uma turismóloga, a compra e adaptação de um veículo para transporte turístico, além de ações diretas com os empreendedores. Neste mês de outubro também iniciou o curso de Turismo Rural, que terá 200 horas de formação. Além disso, foi realizada também a renovação do convênio com a Amturvales. Ele ainda expôs algumas metas, entre estas dois projetos encaminhados em nível federal, para busca de recursos objetivando a sinalização viária e a construção de um pórtico ou paradouro.

Comemoração especial de 10 anos

Várias autoridades se pronunciaram. Vanda Schneider, atual presidente da Associação da Rota, lembrou que a Rota ajudou a resgatar aspectos históricos e culturais da cidade, destacando os lindos cenários naturais que temos. “Passamos momentos difíceis, mas precisamos sempre melhorar, para que o turista leve a melhor imagem do Município. O turismo é um setor que pode lançar um Município no cenário nacional inclusive”, destacou. Por fim, agradeceu o incentivo do poder público, do Ariberto, da Francine, de toda equipe, o que ela afirma que fez a grande diferença na caminhada.

Vanildo Roman, presidente da Amturvales, parabenizou Teutônia pela contratação de uma turismóloga e aos empreendedores. “Só se consolida uma Rota com verdadeiros empreendedores. Se uma rota nasce apenas com a força do poder público, já nasce morta”, expressou.

Eduardo Gomes, representando o Ministério da Cultura, está no Município em função de um projeto que trata da sustentabilidade dos corais. “O resultado deste trabalho vai surpreender a muitos e dará resultados para o Município”, destacou, elogiando este potencial, que também pode e deve ser explorado turisticamente.

Gustavo Sieben, secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Westfália, agradeceu pelo fato de Westfália ter sido aceita na Rota Germânica. “Estamos cogitando novidades e tenho orgulho de ser filho de Teutônia”, afirmou.

Valdir O. de Amaral, presidente da Câmara de Teutônia, parabenizou a todos que fazem o crescimento da cultura do Município e disse que o Poder Legislativo sempre tem aprovado projetos de incentivo na área turística.

O deputado Luís Fernando Schmidt disse que o político só faz política instigado e apoiado pela comunidade e que está aí para ajudar em todos os projetos, entre eles o na área coralista e também no turismo. “Cantar é uma arte e nos faz reviver a infância. E isso não tem preço”, afirmou, elogiando a apresentação do coral. Por fim, destacou a humildade e o empreendedorismo, aliado aos objetivos claros, o que leva ao sucesso, destacando estes como passos essenciais dados nesta caminhada turística de sucesso.

O encontro teve parabéns a você, homenageando todos os envolvidos, com direito ao bolo dos 10 anos, degustado junto com o coquetel de confraternização que ocorreu ao final.

Por

Comentários