clicRBS
Nova busca - outros
30 out10:09

Instabilidade se afasta e domingo terá predomínio de sol no Rio Grande do Sul

Zero Hora

A instabilidade se afasta do Rio Grande do Sul neste domingo. O risco de chuva fica restrito para o norte gaúcho e divisa com Santa Catarina. O dia, no entanto, deve ser marcado pelas temperaturas amenas. A máxima não deve passar dos 24°C. O motivo é a atuação de uma massa de ar frio no Estado, o que reduz o calor na comparação com o sábado.

Durante a madrugada, a sensação de abafamento predominou no RS. Nas estações meteorológicas do Grupo RBS, as temperaturas ficaram na casa dos 17°C na maior parte do Estado. Os termômetros chegaram a marcar calor maior em Porto Alegre, com quase 20°C. A mínima foi de 12°C em Gramado.

Ao longo do domingo, a máxima deve ser registrada nas regiões Norte e Noroeste, com o termômetro alcançando até 24°C. Na Capital, a variação deve ser entre 17°C e 23°C.

Previsão por regiões:

— Sul — o tempo fica estável, e o sol também aparece entre nuvens. Mínima de 13ºC e máxima de 23ºC em Pelotas.

— Serra — a madrugada ainda teve alguma instabilidade, mas o tempo melhora no decorrer do domingo. A máxima será de 21°C. À noite, no entanto, fará frio. Em São José dos Ausentes a mínima pode cair até 9ºC.

— Litoral — mar calmo, com ondas em torno de 1,1m de altura.

Resumo do sábado:

O sábado foi abafado e teve chuva em boa parte do Estado. Em Santa Rosa, no Noroeste, o volume acumulado no dia chegou a 70,8mm segundo a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Norte, pelo menos quatro municípios registraram estragos em função da queda de granizo durante a madrugada.

A temperatura mais baixa registrada no RS foi 9ºC em Cambará do Sul, na Serra, e a máxima foi 27,9ºC em São Gabriel, na Fronteira Oeste, de acordo com o Inmet.

Semana deve ter predomínio de tempo seco:

Segundo o meteorologista Fábio Feltrim, da Somar, depois deste final de semana o não deve chover no Estado até a próxima sexta-feira.

Com a massa de ar frio que chega neste domingo, porém, os gaúchos sentirão as temperaturas mais amenas, com diferença principalmente nas máximas, que ficarão mais baixas em relação aos registros dos últimos dias. Feltrim destaca que a sensação de calorão só deve retornar no final de semana que vem.

Cinzas do vulcão Hudson chegam neste domingo ao RS

Prognóstico da agência americana de dados oceânicos e atmosféricos NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) indica que as cinzas expelidas pelo vulcão Hudson na última semana devem alcançar o RS neste domingo, a partir da fronteira com o Uruguai.

Ainda não se sabe, porém, qual será a concentração da nuvem quando chegar ao território gaúcho, se ela será visível ou se terá potencial para provocar transtornos, como a suspensão de atividades em aeroportos, a exemplo das cinzas de outro vulcão chileno, o Puyehue.

Por

Comentários