clicRBS
Nova busca - outros
31 out15:13

LEITOR: Projeto forma líderes ambientais

Tânia Santos, leitora-repórter


A escola municipal Francisco Oscar Karnal (FOK), do bairro Santo Antônio, participou da 7ª turma do projeto de Ecoliderança, promovido pelo Instituto Palavrações, com apoio da Fundação Kuyte Warong Stiching, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Caixa Econômica Federal.

O projeto apresentado pela FOK, “Novos tempos na escola” foi contemplado, juntamente com outros três projetos, de outras escolas da região.

A escola desenvolveu o projeto, apresentando alternativas para a sustentabilidade, garantindo preservação da natureza e embelezamento, utilizando materias reaproveitáveis.

Participaram do projeto, professores, alunos e funcionários.

Os participantes do projeto participarão de uma viagem ao Rincão Gaia, em Pantano Grande/RS, como reconhecimento pelo dedicação e empenho.

A idéia do grupo, em futuras ações é embelezar todos os muros internos da Escola.

Foram avaliados os seguintes critérios:

relevância do tema, clareza na comunicação, uso adequado de recursos multimídia, sincronia entre o grupo, envolvimento da comunidade, ações e seus resultados e possibilidades de continuação.

Comente aqui
31 out10:53

Carro invadiu loja em Lajeado, no sábado

Um motorista entrou com o carro dentro de uma loja no sábado à noite, em uma das avenidas mais movimentadas de Lajeado, a Senador Alberto Pasqualini.

Conforme testemunhas, o Toyota Fielder com placas de São Paulo cruzou a frente de outros veículos e só parou dentro da loja de móveis Antoniazzi, no bairro Americano.

- A moça que conduzia um veículo branco atingido (acima) sofreu ferimentos leves e foi levada até o hospital. O motorista do carro que provocou o acidente foi visto fugindo pelos moradores dos prédios da frente. Minutos depois, apareceu um homem relatando que o carro era seu e havia sido roubado – contou a leitora Isadora Antoniazzi,que enviou as fotos.

O motorista foi conduzido para a delegacia, onde o caso foi registrado.

Envie sua notícia


Comente aqui
31 out09:55

Homem é detido com munições e jóias são apreendidas em Lajeado

A equipe de investigação da Delegacia de Polícia de Lajeado prendeu em flagrante um homem, de 29 anos, por posse ilegal de arma, em Canoas.

Segundo a polícia, a equipe, com apoio da agentes da 2º DP de Canoas, cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Lajeado.

Com o detido foram apreendidas diversas munições.

Segundo o titular da DP, delegado José Reis, o detido é suspeito de um furto de jóias de uma mulher, em Lajeado. O delegado relatou, que em um apartamento da cidade, foram apreendidas jóias, que será investigado se os objetos são provenientes de furtos. O indivíduo pagou a fiança de mil reais e foi liberado.

Comente aqui
31 out09:50

Massa de ar seco predomina e semana será de tempo firme

Uma massa de ar seco e frio vinda da Argentina se estende sobre o Estado e garante semana de tempo firme no Rio Grande do Sul.

Durante esta segunda-feira, as temperaturas chegam em Lajeado não devem passar dos 22°C. A menor temperatura registrada no dia, às 6h, foi de 13,3 °C.

O dia começou com tempo firme no Rio Grande do Sul. Apenas no Litoral Norte a umidade que vem do mar foi responsável por chuva fraca em Torres durante a madrugada, com acumulado baixo, de apenas 2,2mm segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O tempo deve permanecer estável com muito sol no Oeste e no Noroeste, e sol entre nuvens nas demais regiões.

Segundo o meteorologista Fábio Feltrim, da Somar, esta massa de ar frio deve fazer com que os gaúchos sintam as temperaturas mais amenas, com diferença principalmente nas máximas, que ficarão mais baixas em relação aos registros dos últimos dias. Feltrim destaca, ainda, que a sensação de calorão só deve retornar no final de semana que vem.

Na terça-feira, o tempo se mantém aberto em todo o Estado. A madrugada é de frio especialmente na Serra, onde os termômetros devem registrar mínima de 3ºC. A temperatura eleva-se durante o dia chegando à máxima de 26ºC na região Oeste. Em Porto Alegre o sol deve predominar e a temperatura varia entre 13ºC e 22ºC.

Na quarta-feira, o enfraquecimento da massa de ar frio faz com que a amplitude térmica aumente principalmente no interior do Estado. A temperatura deve ter mínima de 2ºC na Serra e máxima de 28ºC no Oeste.

A previsão para quinta e sexta-feira é de muito sol em todo o Rio Grande do Sul. Na Capital, a temperatura fica entre 13ºC e 26ºC, na quinta, e entre 15ºC e 28ºC, na sexta-feira.

Comente aqui
31 out09:28

Lajeadense vence e se classifica para a semifinal da Laci Ughini

Depois de perder a primeira partida, em Santana do Livramento (foto), o Lajeadense conseguiu reverter a vantagem contra o 14 de Julho e se classificou entre os quatro melhores times da Copa Laci Ughuini.

Em jogo no Florestal, na noite deste domingo, o alvi-azul venceu por 2 a 0 e, com um gol da vantagem em relação ao placar anterior, garantiu a vaga.

No primeiro tempo, o Lajeadense jogou melhor e pressionou, mas não conseguiu encontrar uma chance. O time já estava sob forte pressão quando, aos dois minutos do segundo tempo, Willian cruzou na área e Rafael Refatti desviou para dentro do gol: 1 a 0.

A vantagem no placar animou a torcida – e o time, claro. A disputa de pênaltis foi evitada com outro cruzamento na área. Desta vez, Bindé lançou na área e Robert entrou na goleira com bola e tudo.

Agora, o Lajeadense enfrenta o Grêmio B nas semifinais da competição. O primeiro jogo deve ser na quarta-feira, no Florestal, em Lajeado.

A Copa RS é o atalho mais fácil para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2012 e à Copa do Brasil de 2013. O campeão estará classificado para primeira competição e o vice para a segunda. Por isso a importância do jogo para o Lajeadense.

Comente aqui
30 out11:57

Lixo não será recolhido no feriado de finados

A Prefeitura de Lajeado informa que não haverá coleta de resíduos sólidos no município no Feriado de Finados, dia 2 de novembro. Entretanto, a Urbanizadora Lenan, responsável pela execução do serviço, realizará a coleta normalmente no dia 31 de outubro, feriado do Dia da Reforma.

Comente aqui
30 out11:49

Prefeitura compra terreno para ampliar a Feira do Produtor Rural

Com recursos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seaab), a prefeitura desapropriou por R$ 55 mil um terreno de 888 m² no Centro da cidade, localizado atrás de onde funciona a Feira do Produtor Rural.

Presente no ato de assinatura da escritura, ocorrida no gabinete da prefeita Carmen Regina Cardoso, o presidente da feira, Nilberto Etgeton, afirmou que a partir desta aquisição, haverá mais espaço para o estacionamento de veículos, tanto de clientes quanto dos produtores rurais que comercializam seus produtos no local. “Será bom pra nós, feirantes, e também para os clientes”, frisou.

Já o titular da Seaab, Waldir Gisch, comemorou a compra do terreno, afirmando que ela viabilizará o cercamento de toda área da feira, o que inibirá a ação de vândalos. Contudo, Gisch não estipulou prazo para cercar o local.

Comente aqui
30 out11:42

No jogo de volta Lajeadense precisa reverter vantagem

Após perder a partida de ida na fronteira, o Lajeadense precisa reverter a vantagem de um gol imposta pelo 14 de Julho de Santana do Livramento.

Na partida que começa às 19h deste domingo, estádio no Florestal, o alvi-azul precisa vencer por dois gols de vantagem para passar ás semi-finais da Copa RS. Caso vença por apenas um gol no tempo regulamentar a partida será decidida nos pênaltis.

A Copa RS é o atalho mais fácil para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2012 e à Copa do Brasil de 2013. O campeão estará classificado para primeira competição e o vice para a segunda. Por isso a importância do jogo para o Lajeadense.

Comente aqui
30 out10:09

Instabilidade se afasta e domingo terá predomínio de sol no Rio Grande do Sul

Zero Hora

A instabilidade se afasta do Rio Grande do Sul neste domingo. O risco de chuva fica restrito para o norte gaúcho e divisa com Santa Catarina. O dia, no entanto, deve ser marcado pelas temperaturas amenas. A máxima não deve passar dos 24°C. O motivo é a atuação de uma massa de ar frio no Estado, o que reduz o calor na comparação com o sábado.

Durante a madrugada, a sensação de abafamento predominou no RS. Nas estações meteorológicas do Grupo RBS, as temperaturas ficaram na casa dos 17°C na maior parte do Estado. Os termômetros chegaram a marcar calor maior em Porto Alegre, com quase 20°C. A mínima foi de 12°C em Gramado.

Ao longo do domingo, a máxima deve ser registrada nas regiões Norte e Noroeste, com o termômetro alcançando até 24°C. Na Capital, a variação deve ser entre 17°C e 23°C.

Previsão por regiões:

— Sul — o tempo fica estável, e o sol também aparece entre nuvens. Mínima de 13ºC e máxima de 23ºC em Pelotas.

— Serra — a madrugada ainda teve alguma instabilidade, mas o tempo melhora no decorrer do domingo. A máxima será de 21°C. À noite, no entanto, fará frio. Em São José dos Ausentes a mínima pode cair até 9ºC.

— Litoral — mar calmo, com ondas em torno de 1,1m de altura.

Resumo do sábado:

O sábado foi abafado e teve chuva em boa parte do Estado. Em Santa Rosa, no Noroeste, o volume acumulado no dia chegou a 70,8mm segundo a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Norte, pelo menos quatro municípios registraram estragos em função da queda de granizo durante a madrugada.

A temperatura mais baixa registrada no RS foi 9ºC em Cambará do Sul, na Serra, e a máxima foi 27,9ºC em São Gabriel, na Fronteira Oeste, de acordo com o Inmet.

Semana deve ter predomínio de tempo seco:

Segundo o meteorologista Fábio Feltrim, da Somar, depois deste final de semana o não deve chover no Estado até a próxima sexta-feira.

Com a massa de ar frio que chega neste domingo, porém, os gaúchos sentirão as temperaturas mais amenas, com diferença principalmente nas máximas, que ficarão mais baixas em relação aos registros dos últimos dias. Feltrim destaca que a sensação de calorão só deve retornar no final de semana que vem.

Cinzas do vulcão Hudson chegam neste domingo ao RS

Prognóstico da agência americana de dados oceânicos e atmosféricos NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) indica que as cinzas expelidas pelo vulcão Hudson na última semana devem alcançar o RS neste domingo, a partir da fronteira com o Uruguai.

Ainda não se sabe, porém, qual será a concentração da nuvem quando chegar ao território gaúcho, se ela será visível ou se terá potencial para provocar transtornos, como a suspensão de atividades em aeroportos, a exemplo das cinzas de outro vulcão chileno, o Puyehue.

Comente aqui
29 out13:54

Próximo Brique e Festival Cultural já tem data

Acontecerá no próximo dia 6, no Parque Professor Theobaldo Dick, mais uma edição do Brique e Festival Cultural, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). As atrações terão início às 15 horas, com a Banda da Igreja do Evangelho Quadrangular e a dupla de sertanejo universitário João Victor e Cássio. Paralelamente aos shows, os artesãos estarão comercializando seus produtos no estacionamento do parque.

Com diversas edições realizadas neste ano, o Brique conta com a participação de artesãos de Lajeado e região, disponibilizando um espaço para a comercialização de artigos artesanais, fomentando a geração de renda familiar, além de estimular o turismo e o lazer na cidade. O Festival Cultural visa revelar os talentos musicais do município, disponibilizando espaço e equipamentos de som para as apresentações. Em caso de mau tempo, os eventos serão transferidos.

Comente aqui